Campus de Ponta Porã

O município de Ponta Porã foi criado pela Lei nº 617, de 18 de julho de 1912.  Em 1915, o Governador do Estado de Mato Grosso, Caetano de Albuquerque elevou o município à categoria de Comarca. Em 1943, o Presidente Getúlio Vargas criou o Território Federal de Ponta Porã, cuja capital estabelecida foi a cidade de Ponta Porã. Em 1946, este território foi extinto. Em 1977, criou-se o estado de Mato Grosso do Sul, do qual Ponta Porã faz parte atualmente.

Na Educação Básica, conforme dados do MEC, Ponta Porã possui 42 escolas de ensino básico e fundamental, duas universidades, a Estadual de Mato Grosso do Sul e a Federal de Mato Grosso do Sul e mais quatro faculdades do ensino superior privado.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul implantou, em 2008, por meio da Resolução COUN nº 88, de 28 de outubro de 2008, o Campus de Ponta Porã (CPPP), fruto da expansão da oferta do ensino superior promovida pelo REUNI – Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais, com a oferta dos cursos de Graduação em Sistemas de Informação (Bacharelado) e Matemática (Licenciatura), que iniciaram suas atividades em 2009. Em 2010, foi aberto o curso de Ciência da Computação, com 50 vagas. Além de acadêmicos de Ponta Porã, o Campus atende outros municípios da região.

Atualmente, o Campus de Ponta Porã possui infraestrutura adequada para atender às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos cursos que oferta: Sistema de Informação, Ciência da Computação, Matemática e Pedagogia. São salas de aula, biblioteca, auditório com capacidade para 100 lugares, laboratório de informática, área de convívio e salas administrativas.

É importante destacar que a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), também compartilha do espaço físico da UFMS, oferecendo Cursos de Administração, Contabilidade e Economia.

Para mais informações, acesse: http://cppp.sites.ufms.br/