Câmpus de Coxim

O Câmpus de Coxim caracteriza-se como jovem no cenário estadual. Sua inauguração ocorreu no dia 06 de agosto de 2001. Sua implantação só foi possível em função de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, celebrada por  meio do convênio no 072/2001, assinado pelo então Prefeito Municipal, Oswaldo Mochi Júnior.

Os dois primeiros cursos implantados no CPCX foram o de Licenciatura em História e o de Licenciatura em Letras, com habilitação em Português e Espanhol. Foram abertas duas turmas em julho de 2001, com 50 vagas por turma. As aulas tiveram seu início no dia 06 de agosto de 2001, momento em que houve uma apresentação e recepção aos alunos feita pela primeira direção do campus, na pessoa da Prof.ª Dr.ª Maria do Carmo Brazil.

Ainda em 2001, começou a ser gestada a ideia da implantação do curso de Sistemas de Informação, entretanto, a UFMS não disponibilizava de recursos para a montagem do laboratório necessário para o funcionamento do curso. Em virtude disso, a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal de Coxim assumiram o compromisso junto à Reitoria de suprir o Câmpus com um laboratório de sistemas de informação. O projeto foi elaborado e votado na Câmara para a disponibilização do recurso necessário. Dessa forma, o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação foi implantado em agosto de 2002, com 40 vagas, e o Laboratório de Informática inaugurado no dia 07 de março de 2003.

Quanto às instalações, à época da criação do Câmpus este ainda não possuía sede própria, funcionando então no prédio da Escola Estadual Silvio Ferreira, no centro da cidade. Em 2003, o campus de Coxim instalou-se na Escola William Tavares, no distrito coxinense de Silviolândia, permanecendo nessa localidade até junho de 2007. No dia 2 de agosto de 2007, o Campus inaugurou sua sede, situada à Avenida Márcio de Lima Nantes S/N, Vila da Barra, Estrada do Pantanal.

Vale registrar que o CPCX cumpre, desde a sua implantação, uma função de relevância na educação de nível superior no norte do Estado atendendo, majoritariamente, acadêmicos oriundos de Coxim e dos municípios vizinhos: Alcinópolis, Pedro Gomes, Rio Verde e Sonora.

Atualmente, o CPCX oferece os cursos de graduação em: Enfermagem, História, Letras e Sistemas de Informação. E  os cursos de pós-graduação lato sensu em: Docência, Linguagens e Tecnologias Educacionais e Teoria e Metodologia do Ensino de História.
Para mais informações, acesse: http://cpcx.sites.ufms.br/