Universidade vacina servidores e estudantes idosos e da área de saúde contra gripe

Imunização é realizada na sala de vacinas da Clínica-Escola e atenderá a comunidade interna, de acordo com os públicos prioritários definidos na Campanha Nacional

Uma das medidas instituídas pela UFMS para contribuir no combate à pandemia da Covid-19 foi a suspensão dos atendimentos de programas e projetos de extensão e de prestação de serviço à comunidade externa, por unidades como a Clínica-Escola, Farmácia-Escola, Clínica Odontológica, Hospital Veterinário, Clínica de Psicologia, entre outros.

Segundo a coordenadora da Clínica-Escola Suzi Rosa Miziara Barbosa, na unidade optou-se por manter a sala de vacinas funcionando. “A decisão foi tomada por conta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que começou nesta semana”, conta Suzi. Porém, a sala vai abrir em horários específicos e a vacinação contra a gripe é direcionada a servidores e acadêmicos que se enquadrem nos públicos prioritários.

A enfermeira da Clínica-Escola Adriana de Oliveira Bueno Espindola explica que a prioridade é auxiliar na campanha, mas a unidade também conta com vacinas para as demais imunizações. “Apenas pedimos para as pessoas atentarem aos dias e horários de funcionamento”, explica. A sala de vacinas da Clínica está aberta de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 10h30.

“Pedimos a todos que, neste momento, adotem as medidas de prevenção indicadas pelas autoridades e evitem aglomerações. Nesta primeira fase da campanha da vacinação contra a gripe, iniciada nesta terça-feira, 24, imunizaremos apenas servidores e estudantes das áreas de saúde e idosos”, destaca Adriana. Os estudantes precisam comprovar que estão atuando em campo. Mais informações sobre o atendimento na sala de vacinas podem ser obtidas também pelo telefone 3345-7497.

A Campanha

A campanha em Campo Grande foi iniciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) nesta terça-feira, 24. Neste momento, o público-alvo da campanha são idosos, com mais de 60 anos, e profissionais da área de saúde. Para evitar o surgimento de aglomerações e aumentar o risco de contágio, além das unidades de saúde, a Sesau está contando com o apoio de 45 farmácias.

Confira os locais de vacinação, bem como horários de atendimento, aqui. A Secretaria orienta aos proprietários de farmácias que queiram aderir à campanha, para que entrem em contato pelo WhatsApp – (67) 98423-0464.

A meta do Ministério da Saúde para este ano é conseguir vacinar 67,6 milhões de pessoas em todo o país e pelo menos 90% de cada um dos grupos, que além dos idosos incluem: doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento, cuja vacinação ocorre na segunda etapa, em 16 de abril; e crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade, a partir do dia 9 de maio.

A campanha termina no dia 22 de maio. Para isso, foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina, enviadas aos estados. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio. O Ministério da Saúde informa ainda que a vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha está contemplando esse público.

Confira o vídeo do Ministério da Saúde sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Texto: Vanessa Amin, com informações da Sesau/PMCG e do Ministério da Saúde.