Universidade tem melhor resultado da série histórica na média das notas dos cursos

A Universidade foi classificada na faixa 4 do Índice Geral dos Cursos (IGC), além de ter alcançado a maior nota contínua da série histórica. O número é um dos quatro indicadores produzidos a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2022. O resultado foi divulgado na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

A UFMS obteve 3,58 no IGC contínuo, dado calculado a partir da média das notas de 105 cursos de graduação, mestrado e doutorado. O indicador de 2022 teve um aumento de 0,18 em relação ao ano anterior, quando a Universidade alcançou 3,40 na média. Com o resultado de 2022, a UFMS fica na posição 39ª entre as 63 universidades federais listadas. 

Outro indicador divulgado é o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Em 2022, 24 cursos foram avaliados no Enade. Destes, 5 obtiveram nota 3, 16 receberam nota 4 e 2 deles alcançaram o conceito máximo. O indicador mensura diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes, corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. No ciclo avaliativo de 2022, o Enade avaliou o rendimento de estudantes dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas. 

A diretora de Avaliação Institucional, Caroline Pauletto Spanhol, evidencia que a Universidade está cada vez mais perto de atingir o conceito máximo e que o resultado se deve à soma de esforços. “O sucesso dos resultados se deve ao comprometimento e empenho de todos os estudantes, professores, técnicos e coordenadores de curso na oferta de uma formação adequada e de qualidade aos nossos estudantes”, avalia. 

“Além disso, devemos destacar que inovações foram implementadas no processo, como, por exemplo, as capacitações com os estudantes e coordenadores, bem como a acolhida aos estudantes nos locais de prova. Acredito que todas as inovações contribuíram para os bons resultados da UFMS no Enade”, complementa Caroline. 

A presidente da Comissão Própria de Avaliação, Jacyara de Souza, enfatiza a importância dos resultados obtidos a partir do Enade para compreender a realidade atual da Universidade e buscar melhorias. “Além de importante feedback para o processo de ensino aprendizagem, também oferece uma perspectiva sobre os aspectos como a infraestrutura e oportunidades adicionais do processo de formação do profissional que estamos entregando ao mercado de trabalho. Além disso, o resultado é utilizado nos demais indicadores de qualidade, impactando até mesmo no orçamento das universidades”, complementa.

A Universidade desenvolve um trabalho de sensibilização e conscientização dos estudantes sobre a importância do Enade. Para Jacyara, as ações também estão diretamente relacionadas com os resultados e participação também na avaliação feita pelos próprios estudantes.

“O Enade é o principal indicador de qualidade das Universidades públicas, não apenas a realização da prova pelo estudante, mas também a resposta ao questionário do estudante, onde são avaliados as condições oferecidas no processo formativo dos nossos estudantes. Neste ano também tivemos uma melhora significativa nos resultados da percepção discente sobre o processo formativo, mensurada por meio do Questionário do Estudante, bem como aumento nas notas referentes ao Corpo Docente”, finaliza.

Texto: Alíria Aristides