Universidade recebe alunos do ensino médio

As visitas integram o projeto Vem pra UFMS, que deve ser implementado em breve na Cidade Universitária

Nesta segunda-feira (9), a UFMS recebeu alunos do ensino médio das escolas: Mário Blandino, da rede pública estadual, e Status (rede privada). “Nosso objetivo é aproximar os estudantes do ensino médio da Universidade. Muitos nunca visitaram a UFMS e nessa etapa importante, na qual eles precisam escolher a futura profissão, conhecer de perto as ações desenvolvidas na Instituição, seja de extensão ou pesquisa, pode auxiliá-los a fazer uma escolha mais acertada”, comenta a professora Caroline Spanhol, coordenadora da Escola de Extensão.

As visitas aconteceram no período da manhã e da tarde e integram o projeto Vem pra UFMS, que deve ser implementado em breve. “Muitos cursos, institutos e faculdades já faziam essa ação de forma isolada. Então decidimos realizar essas duas experiências para aprimorar a ideia, antes de formatar a ação institucional”, explica a professora Luciana Montera, responsável pelo programa Integra UFMS.

“Gostaria de dar as boas-vindas a todos! Vocês são a primeira escola que estamos recebendo no projeto Vem pra UFMS. A Universidade é de todos e essa é uma oportunidade para vocês conhecerem de perto tudo que produzimos aqui. Estou como vice-reitora, atualmente, mas me realizo na sala de aula, como professora, no contato com os acadêmicos. A partir dessa ação inicial, vamos formatar o projeto que deve ser implementado na Cidade Universitária e em todos os câmpus, em breve”, destacou a vice-reitora Camila Ítavo, na recepção dos alunos da escola Mário Blandino, que participaram do projeto no período da manhã.

A visita começou às 8 horas, com recepção no auditório da Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead). Depois, os estudantes e professores conheceram o prédio da Reitoria, em especial as galerias de ex-reitores e homenageados com o título de Doutor Honoris Causa. Em cada local, os estudantes e professores recebiam informações de acadêmicos, docentes e técnicos da Instituição. Eles visitaram o monumento símbolo da UFMS, as instalações do Instituto de Biociências, onde puderam conhecer as coleções zoológicas, o Laboratório de Inteligência Artificial, da Faculdade de Computação e as instalações da Escola de Música. No período da tarde, após a recepção no auditório da Sead, os alunos e professores do colégio Status fizeram o mesmo percurso inicial, mas terminaram a visita no Laboratório de Anatomia Animal.

 Cursando o terceiro ano na escola Mário Blandino, Ketlen Verônica aprovou a iniciativa. “Para mim, essa oportunidade que a UFMS está oferecendo é muito importante, deixa a gente mais motivada e faz com que eu alcance meu objetivo de forma mais rápida”, comentou. “Nosso passeio aqui hoje teve por principal objetivo fomentar nos nossos alunos o amor e interesse pela pesquisa, pelo estudo. Esse passeio está sendo muito legal, incrível para eles, que estão mais motivados”, disse a professora Christiany Faccio Neves.

“Para que as atividades iniciais desse projeto acontecessem, foram feitos esforços conjuntos envolvendo a equipe da Escola de Extensão, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, das faculdades e institutos que visitamos, tudo em prol do objetivo maior que é proporcionar aos alunos uma base mais sólida para a futura escolha da profissão e incentivar eles a estudarem e conseguirem ingressar na nossa Universidade”, finalizou a professora Caroline.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Vanessa Amin/Gustavo Zampieri