Instituições realizam Simpósio Internacional sobre Cognição e Artes Musicais

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais realizam, entre os dias 28 e 31 de maio, o 14º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. “O evento traz conferencistas internacionais como o professor Eric Clarke da Universidade de Oxford e o professor François Delalande da Universidade de Paris. Também participam pesquisadores e professores de Portugal, Colômbia, Argentina e de todo o Brasil”, comenta o coordenador-geral do Simpósio e professor do curso de Música da UFMS, Luis Felipe Oliveira.

Eric Clarke é formado em música pela Universidade de Sussex, além de mestre em música, concluiu doutorado em em psicologia pela Universidade de Exeter, e tornou-se professor de música na City University, em Sheffield, e assumiu o cargo de professor de música na Universidade de Oxford, em outubro de 2007. É editor associado das revistas Music Perception e Musicae Scientiae , faz parte dos conselhos editoriais da Emperical Musicology Review, da Radical Musicology e da Per Musi. Em 2010, foi nomeado membro da British Academy. Sua pesquisa e ensino cobrem uma série de áreas dentro da psicologia da música, teoria musical e estética musical/semiótica. Realiza pesquisa em áreas diversas dentro da psicologia e teoria da música e estética/semiótica musical. Possui muitas publicações sobre expressão na performance, percepção e produção do ritmo, significado musical, relações entre música e linguagem, análise da música pop, história e estética da música gravada e a música e o corpo. Clarke vai abordar os temas significado musical – uma perspectiva ecológica e música, empatia e consciência intersubjetiva.

François Delalande é engenheiro pela Escola Superior de Informática, Eletrônica e Automação, de Paris. Também é compositor, educador e pesquisador, atuando no Grupo de Pesquisas Musicais do Instituto Nacional de Audiovisual, durante mais de 30 anos. Seus campos de pesquisa incluem análise de músicas eletroacústicas, teoria da análise, escuta e significado e estudos dos comportamentos pré-musicais de crianças e aplicação à pedagogia. Ele já integrou a Sociedade Francesa de Análise Musical, o comitê de redação das revistas Analyse Musicale e Mudimédiane, do conselho editorial da revista Musurgia e é cavaleiro da ordem de Arte e Letras. Também ministrou aulas na Paris XI-Orsay, Paris V e Paris IV e cursos, conferências, além de coordenar pesquisas na França, Itália, Espanha, Grécia, Argentina, Brasil, México, Canadá, Chile e Uruguai. Durante o Simpósio ele vai abordar os temas: pedagogia da criação musical, das primeiras explorações sonoras à composição e a construção do sentido na escuta musical.

O Simpósio vai contar também com mesas-redondas, apresentação de comunicações e workshops. A programação completa pode ser conferida aqui. O evento conta também com o apoio do Sesc e do CNPq.

 

Texto: Vanessa Amin