Universidade realiza duas licitações nesta semana

Nesta terça-feira, 26, e na sexta-feira, 29, serão realizados pregões eletrônicos para registro de preços visando à aquisição de plantas e grama, e ecopontos e bancos, respectivamente. “A UFMS tem aperfeiçoado a sua Política de Sustentabilidade, promovendo cada vez mais, aquisições e contratações com aderência aos padrões socioambientais sustentáveis, adotando práticas de racionalização e eficiência no uso de recursos, por meio de ações de conservação e reuso de águas e eficiência energética, promovendo a educação ambiental em suas atividades,  a priorização e conservação de áreas verdes, incentivo e aderência à geração de energia limpa, redução da pegada de carbono, além da busca de condições de melhora da qualidade de vida no ambiente de trabalho e estudo, de modo a aumentar a produtividade e o bem estar na Instituição”, explica o pró-reitor de Administração e Infraestrutura (Proadi) Augusto Malheiros.

Segundo o pró-reitor, são várias ações com foco na sustentabilidade, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional e os Planos de Desenvolvimento das Unidades (PDUs) e os dois processos de licitação contribuem para algumas das iniciativas nesta área, que contemplam também a coleta seletiva, implantação de energia fotovoltaica, eletroposto e ações relacionadas à gestão de resíduos e articulação com cooperativas de resíduos sólidos.

Em relação ao primeiro pregão, são 34 itens contemplando mudas de árvores ornamentais, árvores e plantas frutíferas e grama do tipo esmeralda. O edital e outros detalhes podem ser conferidos aqui. Na licitação do dia 27, são três itens, sendo um isolado e dois agrupados, contemplando: aquisição e instalação de estrutura de telhado eco tecnológico e bancos em material polipropileno. O edital e outros detalhes podem ser conferidos aqui.

O diretor de Gestão de Contratações da Proadi Marcio de Aquino explica que há itens com participação exclusiva para microempresas e empresas de pequeno porte e de ampla participação. O modo de disputa de ambos os pregões é aberto e o critério de julgamento é o menor preço por item.

Marcio ressalta que as empresas interessadas devem ter registro cadastral no Sicaf, entre outras exigências e que a compra dos itens será realizada mediante efetiva necessidade oportuna e disponibilidade orçamentária. O pregão tem abertura programada para às 9h30 no horário de Brasília, no Portal de Compras do Governo Federal: Comprasnet. Dúvidas e outras informações podem ser encaminhadas para o e-mail pregao.proadi@ufms.br.

Texto: Vanessa Amin