Universidade quer aumentar interesse de adolescentes pela ciência

Você sabia? … é isso que eu faço na UFMS é o título de um dos projetos aprovados no edital de seleção de ideias e ações de enfrentamento a Covid-19 e que resulta de um esforço conjunto das pró-reitorias de Extensão, Cultura e Esportes (Proece) e de Pesquisa e Pós-graduação (Propp), com o apoio da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom).

“O projeto nasceu da nossa percepção de que os adolescentes estão, hoje, em casa mergulhados em um ambiente virtual divertido, mas desconectados da vida prática que terão que enfrentar nos próximos anos. Por isso, pensamos nesse projeto que tem como objetivo produzir vídeos curtos mostrando o quanto o ambiente acadêmico pode ser interessante, convidativo e, também, que a UFMS está de portas abertas para esse público”, explica o pró-reitor Marcelo Fernandes.

De acordo com o pró-reitor, já havia um interesse em desenvolver uma ação desta natureza. “Já havia um anseio dos programas de pós-graduação da Universidade em estabelecer um contato maior com os jovens. E pensamos que, agora, seria o melhor momento para iniciar o projeto, devido ao isolamento social”, ressalta Marcelo.

“O objetivo é divulgar a ciência de uma forma mais divertida e instigante, partindo de curiosidades para chegar em teorias científicas”, explica. “A ideia é partir de perguntas simples, relacionadas ao nosso cotidiano, por exemplo, e relacioná-las com o conhecimento produzido na academia e respondido por nossos servidores e estudantes”, comenta.

Os vídeos podem ser feitos por docentes, técnicos e estudantes e precisam ter duração entre 60 e 180 segundos, com linguagem simples e lúdica. Segundo o pró-reitor da Propp, Nalvo Franco, uma equipe de servidores das duas pró-reitorias será responsável pela seleção do material. Para participar é necessário preencher um formulário e anexar o vídeo. Saiba mais clicando aqui.

A diretora da Agecom, Rose Pinheiro, explica que o trabalho será editado e produzido pela equipe da TV UFMS. “O objetivo é dar visibilidade para as produções dos diversos projetos de enfrentamento à Covid-19, por isso estamos utilizando a plataforma da TV UFMS como uma vitrine única de toda a Universidade”, enfatizou. Para ela, o momento é de reunir esforços para divulgar o trabalho da UFMS.

Segundo Marcelo, o projeto proporciona benefícios para a Universidade e para a sociedade. “É uma ação de mão dupla, pois permite que a UFMS transborde seus muros, levando conhecimento e práticas até a sociedade e, a partir disso, que a sociedade passe a interagir mais conosco, diminuindo o espaço que há entre os adolescentes e a universidade”, conta.

A expectativa é produzir pelo menos cem vídeos. “Mais que isso, queremos que os jovens e seus familiares se interessem, estejam mais próximos da ciência e, consequentemente, da Universidade.  Desta forma, estaremos cumprindo nossa missão social”, destaca Marcelo.

Os vídeos podem ser conferidos no canal da TV UFMS no Youtube, na playlist Você Sabia? Sete vídeos já estão no ar e podem ser conferidos no perfil da TV UFMS no Facebook e na playlist do canal da TV UFMS no Youtube. Nos vídeos o pró-reitor e professor do curso de Música Marcelo Fernandes fala sobre a chegada do violão no Brasil e sobre Fernando Sor um dos mais destacados violonistas e compositores espanhóis no final do século 18 e início do século 19. Ele deixou uma vasta coleção de obras entre óperas, ballets, missas sonatas e centenas de obras para violão.

 

Texto: Vanessa Amin