Universidade participa da Semana Lixo Zero

Entre os dias 21 e 26 de outubro será realizada a Semana Lixo Zero, o evento é promovido pela UFMS e a Uniderp. “ Trata-se de uma semana realizada em nível nacional, pensada para fomentar e disseminar a educação e, principalmente, a sensibilização ambiental. Muitas vezes temos a consciência ambiental, mas falta a sensibilização e também a atitude”, disse a professora da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng) Karina Righi Cavallaro.

Na programação da Semana constam diversas atividades, entre mostras de projetos, estudos de caso e ações desenvolvidas pela UFMS no Corredor Central, feira, coleta de resíduos, seminário, entre outras. “Realizar esse evento na Universidade é fundamental para estimular a mudança de comportamentos por meio da educação, além de estimular o desenvolvimento de pesquisas nessa área”, comenta Karina. De acordo com a professora, não apenas as duas universidades, mas outras instituições de ensino e órgãos públicos realizarão ações com esse objetivo comum durante a última semana de outubro.

Segundo Karinha, as ações realizadas no Corredor Central entre os dias 21 e 24 de outubro, das 9h às 18h, têm como objetivo mobilizar o máximo de acadêmicos, professores e técnicos. “Teremos estandes de recebimento de resíduos recicláveis como pilhas, eletrônicos, de medicamentos, óleo residual de cozinha. Além dos estandes com as temáticas: descarte correto de óleo e produção de sabão, aterro sanitário, reciclagem de plástico, educação ambiental, resíduos da construção civil, compostagem e reaproveitamento de alimentos”, comentou Karina. No dia 23, está marcada uma roda de conversa com o tema “Lixo? O que minha profissão tem com isso?”, das 19h às 21h no auditório do Instituto de Biociências.

Além disso, nos dias 25 e 26 serão realizadas duas atividades conjuntas com a Uniderp. No dia 25, as instituições realizam o Seminário Resíduos Sólidos: experiências, oportunidades e desafios, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MS). “E no dia 26, as duas universidades em parceria com a empresa Revolução Ambiental farão uma coleta de resíduos no Córrego Cabaça”, comenta a professora.

Confira a programação das atividades realizadas pelas Universidades abaixo. Para acessar a programação completa em Campo Grande do evento clique aqui.

Texto: Vanessa Amin