Universidade atualiza Política de Sustentabilidade e Plano de Gestão de Logística

A UFMS atualizou a Política de Sustentabilidade e o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), reforçando ainda mais o compromisso com a proteção do meio ambiente, equilíbrio econômico e responsabilidade social. As diretrizes estão alinhadas com o  Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano de Governança Institucional (PGI).

O diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves de Carvalho, destaca as principais mudanças promovidas pela nova Política. “[Foram] a inclusão das diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ISO 26000, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e, também, a institucionalização do nosso programa UFMS Sustentável”, descreve. A ISO 26000 compreende a responsabilidade social, que é expressa pelo propósito das instituições em incorporarem considerações socioambientais e responsabilizar-se pelos impactos à sociedade e ao meio ambiente.

A Política de Sustentabilidade é um instrumento importante para que os ideais sejam desenvolvidos e acolhidos pela comunidade acadêmica. Assim, a UFMS promove ações voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável, além de estabelecer diretrizes norteadoras das questões socioambientais.

“Ao longo dos últimos cinco anos, a UFMS vem desenvolvendo suas ações com esse compromisso. A primeira Política de Sustentabilidade da UFMS foi publicada em 2019 e, com esse amadurecimento institucional e o destaque que a Universidade vem tendo neste âmbito, atualizamos para que ela se torne mais moderna e de acordo com o momento atual que a Instituição vive”, detalha o diretor.

Os princípios da Política de Sustentabilidade da UFMS compreendem a legalidade; o respeito aos direitos humanos; a atuação responsável e compartilhada; transparência, controle e accountability (fiscalização); representatividade e participação social; valorização do conhecimento científico e tecnológico; comportamento ético e anticorrupção; e equidade e inclusão.

PLS UFMS

Outra novidade é o novo Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFMS, do triênio 2022-2024. O PLS auxilia na gestão sustentável da Universidade, com objetivos, responsabilidades, ações, metas, cronogramas de execução e monitoramento.

O plano tem oito eixos temáticos: materiais de consumo; eficiência energética; eficiência hídrica e esgoto; resíduos sólidos; qualidade de vida no ambiente de trabalho; compras, obras e contratações sustentáveis; deslocamento de pessoal; e educação socioambiental. “Todos esses objetivos permitem estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade e de racionalização de gastos e processos, promovendo maior eficiência nos gastos públicos, com excelência na gestão e redução contínua dos impactos ambientais”, enfatiza o diretor Leonardo Chaves.

De acordo com o diretor, o ciclo de 2019-2021 encerrou com o atendimento a 93% das 56 metas previstas. O novo PLS possui 59 metas, que foram estabelecidas após consulta à comunidade universitária e à sociedade em geral. De acordo com o diretor, foram 263 respostas e sugestões feitas na consulta pública. 

“Consultamos [a comunidade], para que as pessoas apresentassem sugestões de metas e ações para este novo plano. É importante destacar que as metas do PLS UFMS abrangem todos os Câmpus da nossa Universidade. Com o plano, a Universidade reforça o compromisso institucional com a sustentabilidade em todas as suas dimensões”, conclui. 

Texto: Mylena Rocha