Unidades recebem apresentações artísticas durante Festival Mais Cultura

A programação do Festival Mais Cultura, que teve início na sexta-feira, 22, e segue até dia 5 de novembro, contempla apresentações culturais em unidades da administração. Na tarde de hoje, 25, os servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) puderam apreciar a apresentação do trio de violoncelo e de uma solista.

Para o servidor Ênio de Paula Fernandes, da Secretaria de Assistência à Saúde (Seas), a iniciativa proporciona momentos de reflexão artística. “Desfrutar de uma apresentação tão bonita no ambiente de trabalho é algo muito positivo”.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Andreia Costa Maldonado destacou que a música é algo enriquecedor. “Traz para gente a calmaria da alma. No ambiente de trabalho é essencial, muito importante termos esses momentos para usufruir do que a arte pode nos dar”, disse, enaltecendo a dedicação da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) na condução do Mais Cultura.

O pró-reitor da Proece, Marcelo Fernandes, pontuou que foi um momento de beleza e que foi grande a alegria em ver a receptividade dos servidores. “Uma honra poder trabalhar ao lado da Progep levando esse momento e a alegria maior foi ver nos olhos dos servidores o contentamento de receber artistas na sua própria casa”, disse.

Segundo o secretário de Projetos e Eventos Culturais da Proece, Eduardo Escrivano, as intervenções vão ocorrer em algumas unidades. “A proposta é levar apresentações culturais em algumas unidades da administração, proporcionando o contato com a arte. Uma pequena pausa na rotina para este momento de reflexão”.

Com duração de quase 15 minutos, os presentes acompanharam a execução das composições Bachianas Brasileiras nº 5; Melodia Sentimental, ambas de Heitor Villa Lobos, além de Gente Humilde, de Chico Buarque, e Londonderry Air, de Danbiel Chew. As duas primeiras tiveram a interpretação da solista Elouise Américo Miranda.

Artistas

O trio de violoncelo é composto pelos músicos Marcelo Jerônimo da Silva, Henrique Lucena Silva e Felipe Mascoli. “É muito gratificante poder mostrar o trabalho que realizo durante uma vida”, disse Marcelo da Silva, músico há quase 30 anos. O trio integra a Orquestra de Violoncelo de MS.

A solista Elouise Américo Miranda, que interpretou Bachianas Brasileiras nº5 e Melodia Sentimental, disse que esse tipo de apresentação tem grande significado para a cultura. “Muitas vezes as apresentações ocorrem e as pessoas não ficam sabendo, por isso é tão importante estarmos aqui”, disse ela, que é estudante do Curso de Música da UFMS.

O Festival Mais Cultura está com programação diversificada. Acesse proece.ufms.br/maiscultura para conferir a programação completa e os detalhes de cada atividade.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto e fotos: Christiane Reis