Último dia para inscrição em workshop sobre construção de patentes

Nesta segunda-feira, 18, termina o prazo para interessados em participar do workshop on-line sobre Construção de Patentes Relevantes realizarem a inscrição. O workshop será realizado na próxima quinta-feira, 21, das 8h às 11h, e ministrado pelo sócio fundador e diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, Henry Suzuki.

Para se inscrever é necessário preencher o formulário on-line . O workshop é aberto à participação de pesquisadores, professores, técnicos, estudantes e comunidade em geral. Segundo a coordenadora do evento e servidora da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação da Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova), Vilma dos Santos Ramos, o objetivo é capacitar e introduzir os participantes na redação de patentes, incluindo a realização de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados à pesquisa, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos.

Henri vai falar sobre inteligência tecnológica, inovação e patentes. A ação é promovida pela Aginova em parceria com o ministrante que também é titular da Cadeira nº 2 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, membro do Conselho Consultivo do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia, membro da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual e da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB-SP.

“O primeiro ponto a ser tratado é entender ser realmente vale a pena depositar uma patente, quais os outros mecanismos de proteção. Depois vamos começar a entender melhor o que são patentes como ferramentas para impedir terceiros de usarem as invenções. Também falaremos sobre patentes como formações de tecnologia e ferramentas para aprendermos com grandes corporações e outros especialistas sobre como podemos construir e redigir nossas próprias patentes”, destacou Henry. “Espero termos uma conversa muito positiva para falar sobre o assunto e esclarecer as dúvidas dos colegas que participarão”, disse. O ministrante lembrou também que o workshop é uma compilação de outros dois cursos que ele ministra: Construção de patentes relevantes e Busca de formações com foco em patentes.

Desde o início do ano o workshop está sendo realizado em diversos estados brasileiros e o intuito é que contemple todos. A ação possui mais de 120 organizações parceiras. “Os encontros têm servido para a consolidação de uma grande rede de colaboração, congregando profissionais de institutos de ciência e tecnologia, órgãos de governo e empresas de todo o país”, afirmou Vilma.

Aos participantes que solicitarem, será emitido certificado. “Ao assinar a lista de presença no dia do evento o participante deve informar se deseja certificado”, destaca. Podem se inscrever gratuitamente: professores, acadêmicos, técnicos e comunidade externa.

“É uma excelente oportunidade para que a comunidade acadêmica, especialmente os pesquisadores, reflitam sobre aspectos relevantes no desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação, assim como, na proteção de uma invenção. A partir destes pontos os mesmos poderão aprofundar seu conhecimento com o material disponibilizado pelo palestrante”, ressalta Vilma.

Para a diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição da UFMS, Fabiane La Flor Ziegler é uma oportunidade de aprimoramento importante. “A participação no workshop de construção de patentes vai agregar nas nossas pesquisas e na condução que vimos fazendo desses pedidos de patentes. Trabalho em minha linha de pesquisa no desenvolvimento de produtos a partir de frutos do Cerrado e Pantanal, voltados para atletas e esportistas, dentro da nutrição esportiva. O desenvolvimento desses produtos muitas vezes culmina em pedidos de patentes. Venho trabalhando nisso desde a iniciação científica até os estudos na pós-graduação e, com certeza, o workshop vai ampliar nossa visão e aprimorar o planejamento das pesquisas para que possamos, além da publicação de artigos, ampliar nossa visão e melhorar a escrita dos nossos pedidos de patentes”, comenta.

 

Texto: Vanessa Amin/Gabrielle Tavares