A UFMS terá programação no “Dia C da Ciência”

Apelidado de “Dia C da Ciência”, o dia 25 de outubro será marcado por uma intensa programação de atividades em todo país com objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância das pesquisas desenvolvidas por essas instituições e mostrar como elas estão modificando para melhor o cotidiano das pessoas e do país.  A data escolhida está dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que esse ano acontece de 23 a 29 de outubro.

Junto com Universidades, Centros e Institutos de Ensino de todo país, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promoverá uma programação especial para o dia “Dia C da Ciência”. Serão palestras e exposições que marcam a data, mas não encerram as atividades de valorização da ciência. Em novembro, durante o Integra UFMS, outras ações de promoção à pesquisa serão realizadas. No dia 25, além da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, haverá também palestras, atividades e a Expo-X: Dialogando com o Mundo e a Matemática das coisas.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFMS, Nalvo Franco de Almeida Junior, explica que a participação da UFMS nesse movimento nacional é muito importante, pois a Universidade integra os esforços de promover a ciência e mostrar a sociedade o que tem sido produzido dentro das instituições de ensino, ciência e tecnologia.

“A universidade pública, fundada, em tese, na necessidade de gerar e ampliar conhecimento, tem a obrigação de compartilhar o que produz com o resto da sociedade. Só assim, as pessoas terão a clareza de como os recursos que são investidos em pesquisas voltam em forma de produtos, estudos e análises que melhoram a vida de todos”, disse Nalvo.

Na visão da pró-reitora de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maria Clorinda Soares Fioravanti, quando a sociedade passa a ter consciência da produção científica das universidades, ela passa a apoiar ainda mais a causa da ciência.

“As universidades e os centros e institutos tecnológicos são responsáveis por 90% da pesquisa produzida no Brasil. No entanto, esse importante papel desempenhado pelas instituições de ensino superior está ameaçado pelo atual cenário de cortes no investimento público, o que inviabiliza o fomento a ciência, tecnologia e inovação. Além disso, o modelo de ensino público de qualidade e acessível a todos encontrase fortemente ameaçado”, considera a pró-reitora. Assim, reverter esse cenário exige não só a mobilização dos pesquisadores, mas também o envolvimento de cada cidadão.

Mobilização nacional

A ideia de mobilização foi apresentada pelo Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Copropi). A iniciativa foi imediatamente incorporada pela Associação Nacional dos Dirigentes das

Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e PósGraduação(Foprop). A ideia é que o Dia C da Ciência passe a ser realizado todos os anos. Em Goiás, além das instituições de ensino superior, a ação envolve as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg).

No Dia C da Ciência, pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento vão até as escolas públicas conversar com os estudantes sobre a ciência, tecnologia e inovação que estão produzindo. Também ocuparão espaços públicos diversos para essa mesma divulgação. Dessa forma, o Dia C da Ciência representa o dia em que o Brasil vai saber como as instituições de ensino e pesquisa estão mudando para melhor a vida das pessoas e do país.

Confira a programação do “Dia C de Ciência”: