UFMS tem 87 cursos estrelados no Guia da Faculdade do Estadão

Universidade aumentou significativamente a quantidade de cursos com quatro estrelas em relação a 2021

Em 2021, a UFMS teve três cursos que receberam cinco estrelas (excelente) do Guia: Farmácia e Química Tecnológica, da Cidade Universitária e Administração do Câmpus de Naviraí. Outros 74 cursos receberam quatro estrelas (muito bom) e dez ficaram com três estrelas (bom). Confira a relação dos cursos avaliados aqui.

O Estadão e uma das principais startups da área educacional do país – Quero Educação – divulgaram o Guia da Faculdade deste ano. A primeira edição foi produzida em 2019. Anualmente, são analisados quase 16 mil cursos de graduação (presenciais e a distância) de todo o país, de instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação que aceitam o convite para participar da avaliação.

“A UFMS tem desenvolvido várias ações que contribuem para o fortalecimento dos nossos cursos de graduação. Comparado ao resultado de 2020, há uma melhora significativa na quantidade de cursos com quatro estrelas e tivemos ainda 3 cursos com cinco estrelas”, enfatiza o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira.

Segundo o pró-reitor, a melhoria na qualidade dos nossos cursos é reflexo do comprometimento da administração central da UFMS, dos professores, técnicos e colaboradores no desenvolvimento das atividades. “Além disso, a UFMS investiu na melhoria da qualidade da infraestrutura para o bom desenvolvimento das atividades, na ampliação da biblioteca virtual, na qualificação do corpo docente, na flexibilização e inovação dos projetos pedagógicos do cursos, e também na modernização e simplificação dos processos relacionados ao ensino, pesquisa, extensão e inovação possibilitando o fortalecimento dos nossos cursos e consequentemente, um bom desempenho nas avaliações”, destaca.

Sobre a importância da publicação, Cristiano ressalta que “muitos candidatos utilizam o Guia para escolher o curso e a instituição onde irão estudar. Dessa forma, estar no Guia e com uma boa classificação, é importante para termos cada vez mais candidatos interessados em confiar a UFMS a sua formação profissional”.

Avaliação

A metodologia do Guia da Faculdade inclui avaliação por pares, ou seja, a opinião de mais de nove mil coordenadores e professores que atuam no ensino superior em relação à proposta de ensino, perfil dos professores, condições de materiais e equipamentos. Os avaliadores são acionados pelo Estadão e Quero Educação a atribuir notas de 1 a 5 para cursos da sua área de formação e de instituições que estão localizadas, preferencialmente, na mesma região do país na qual atuam. Cada curso é avaliado por seis professores. Saiba mais sobre o Guia da Faculdade acessando o site: publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade/

Texto: Vanessa Amin