UFMS recebe doações da Associação Sul-Mato-Grossense do Ministério Público para compra de EPIs

A Associação Sul-Mato-Grossense do Ministério Público (ASMMP) fez uma doação à UFMS para aquisição de EPIs para uso dos profissionais que estão atuando na produção do álcool glicerinado a 80% e álcool a 77%, mostrando a importância da atuação da sociedade civil nesse momento de pandemia que assola a humanidade e nosso Mato Grosso do Sul.

A produção do álcool glicerinado a 80% e do álcool a 77% vem sendo realizada na Universidade, no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) como forma de fornecimento aos hospitais públicos, como o Hospital Regional e Universitário, e outros órgãos públicos que atuam no combate à Covid-19.

O presidente da ASMMP, promotor de Justiça Romão Ávila Milhan Junior, ressaltou que a doação da associação ocorre em razão da credibilidade e do excelente trabalho realizado pela UFMS e pelo Hospital Universitário. “Neste momento de crise mundial, a UFMS e o HU tem trabalhado para auxiliar cada vez mais os demais órgãos e instituições no combate à pandemia, razão pela qual a ASMMP não teve dúvidas em colaborar com este projeto. Gratidão pela missão muita bem desenvolvida e conte sempre com a ASMMP”, enfatizou.

O reitor Marcelo Turine agradeceu aos parceiros da Educação e da Ciência no Estado de Mato Grosso do Sul, que individualmente ou na forma de associações, empresas ou órgãos públicos, têm possibilitado a produção de vários EPIs e produtos para o enfrentamento da Covid-19. “A UFMS agradece a parceria da ASMMP. A doação de valor para aquisição dos EPIs demonstra o compromisso do Ministério Público com a manutenção da saúde do profissional que atua no combate ao coronavírus dedicando seus esforços para fazer o bem comum. Afirmou que a mobilização da sociedade permitirá o auxílio aos serviços de saúde, contribuindo na atuação de hospitais e órgãos públicos no combate à pandemia pela Covid-19”, afirmou.

A diretora da Facfan, Maria Ligia Macedo, informou que, desde março, a UFMS já vem produzindo álcool glicerinado. A produção e certificação começou com a força da solidariedade, com recursos de doadores pessoas físicas, e a participação na produção também dos professores Najla Kassab, Janaína Sardi, Teófilo Cardoso, Jesus Rafael Amado e Marcos Serrou Amaral, além de mais de 60 voluntários.

A UFMS já vem recebendo doações desde março para produção do álcool. O etanol vem sendo fornecido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com a atuação da Semagro, e a doação de produtos vem de pessoas físicas, empresas, associações,  órgãos públicos e Conselhos de Classe, em especial, Conselho Regional de Farmácia.

A produção do LTF/UFMS foi repassada aos hospitais públicos de Campo Grande, Hospital Regional e Hospital Universitário da UFMS (Humap/Ebserh), à Farmácia Escola e unidades da UFMS que têm atividades de enfrentamento à Covid-19, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon/DGPC), entre outras instituições.