UFMS garante certificação da excelência em gestão e governança pública

Desde 2019, a UFMS tem participado da Jornada de Excelência do Movimento MS Competitivo. O objetivo é garantir a certificação da excelência em gestão e governança pública, feito que a Universidade conquistou ontem, dia 2, após avaliação externa de um auditor.

A jornada avalia a instituição pelo Modelo de Excelência de Gestão, adotado pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Foram discutidos e avaliados oito fundamentos básicos: pensamento sistêmico, compromisso com as partes interessadas, aprendizado organizacional e inovação, adaptabilidade, liderança e transformação, desenvolvimento sustentável, orientação por processos e geração de valor. “Nós entendemos que uma organização é considerada excelente quando atende de forma equilibrada a todos os fundamentos”, afirma a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Tristão.

O reitor Marcelo Turine cumprimentou toda a equipe que participou da Jornada de Excelência. “Foi um longo processo, que exigiu muita dedicação e empenho de toda a gestão, com preparação e atividades em cada módulo. No final, todo esse esforço foi celebrado com essa certificação. A UFMS é referência na responsabilidade e ética e respeito com a administração pública. Isso é uma conquista de todos nós e em todas as áreas”, enfatizou.

O compromisso em desenvolver, aperfeiçoar e modernizar o modelo de gestão para aprimoramento do processo de governança pública com maior eficiência e transparência está previsto inclusive como eixo estratégico no Planejamento de Desenvolvimento Institucional da Universidade. “A UFMS está comprometida em consolidar uma prática organizativa em que a modernização e a transparência dos processos sejam um imperativo para a tomada de decisão e levem à eficácia da gestão e da governança”, ressalta Dulce.

Ao final da avaliação, a qualidade da Jornada de Excelência foi certificada por uma auditoria externa. Segundo a pró-reitora, a Universidade “entende como fundamental a avaliação externa independente, para promover a análise do processo de gestão vigente, além de estimular o envolvimento da equipe e capacitar, orientar e certificar o desempenho de governança instituído na UFMS”.

O processo é realizado em quatro etapas. Na primeira, Escolha da Jornada, a Universidade confirmou a escolha do Nível do Modelo de Excelência que desejava usar como guia, com base em entrevistas do coordenador do MS Competitivo, apoiado pelo Instrutor Líder da Jornada com a equipe representante da instituição. Foram relacionadas e apresentadas as principais estratégias, certificações e processos de gestão, como sistema de reuniões, avaliação da equipe, reconhecimento e sistema de indicadores.

Na segunda etapa, Diagnóstico Participativo, foi realizado um workshop utilizando o guia escolhido e apoiado pela Metodologia MEGplan© – planejamento para mapear o perfil da organização e listar indicadores existentes e recomendados, e lacunas na gestão, com participação dos grupos formados por gestores.

A terceira, Plano de Melhoria da Gestão, contou com workshop para construir planos de ação enxutos, a fim de tratar as principais lacunas diagnosticadas e, posteriormente, outro workshop participativo foi realizado, mas para avaliar a implementação desses planos.

A última etapa é a Certificação, que conta com a participação de um auditor externo para realizar a auditoria dos procedimentos e progresso da jornada, com o intuito de verificar a qualidade do diagnóstico, dos planos de melhoria da gestão e de sua execução por meio de entrevistas e checagem de documentos, seguindo o protocolo de auditoria do MS Competitivo para Jornadas de Excelência.

“A Jornada de Excelência foi um marco, na minha opinião, na história da UFMS. Mais do que certificar a UFMS enquanto uma instituição de excelência em gestão, significa coroar o trabalho de toda uma equipe que está orientada para a profissionalização da gestão e governança de nossa instituição, voltadas à excelência de sua atividade fim de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, declara Márcia Bortolocci Espejo, professora da Escola de Administração e Negócios.

Para Maurilio Mussi, da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic), participar da ação foi uma oportunidade de discutir, aprender e evoluir o grau de maturidade da gestão. “A Jornada de Excelência também ajudou a Agetic a repensar processos, visando atender o aumento crescente das demandas por meio da organização e gestão de projetos. Também foi possível rever indicadores e contribuir para maximizar os resultados da organização com a implantação de novos serviços digitais”.

De acordo com a auditora-chefe da Universidade, Andréia Costa Maldonado, em meio ao trabalho rotineiro de cada unidade, nem sempre é possível parar para focar na melhoria dos processos de gestão e a jornada proporcionou isso. “Sentiremos o impacto dessa iniciativa em nossos resultados, nos consolidando como uma Instituição de Ensino Superior de referência na gestão, com coragem de inovar, vencer os desafios e sempre amparados por indicadores reais, pela qualidade do serviço prestado à comunidade universitária e pela cultura da excelência”, conta. “Para a Auditoria Interna, o desempenho na Jornada de Excelência demonstra o compromisso da instituição com a competência e qualidade dos processos, o que com certeza facilitará nossos trabalhos, justamente pela confiabilidade das informações”.

Texto: Leticia Bueno