UFMS e Terenos fortalecem parceria para capacitação e formação

O reitor Marcelo Turine e o prefeito de Terenos, Henrique Wancura Bubke, assinaram o protocolo de intenções que prevê ações de formação e capacitação. A UFMS mantém, em Terenos, a Fazenda Escola, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez) e a intenção é fazer a capacitação voltada aos assentamentos, mulheres produtoras e agricultores familiares. A reunião foi realizada na terça, dia 8.

“A parceria é muito importante, pois a UFMS como maior universidade do Estado, do ponto de vista de ter abrangência, ajuda na capacitação de professores, pois a pandemia trouxe novos desafios educacionais. A Universidade tem essa equipe de competência de pesquisadores e cientistas que estão ajudando o Brasil nessa nova reengenharia do ponto de vista de modelos educacionais”, disse o reitor. “São várias ações que nós poderíamos desenvolver em parceria com a gestão municipal e também com os parceiros estratégicos, como Governo do Estado, Governo Federal e bancada Federal para poder alavancar esses setores de desenvolvimento econômico do município de Terenos”, completou.

Para o prefeito de Terenos, a UFMS é importante parceira. “Já temos uma certa ligação com a Universidade e falamos sobre a escola de música, utilização da Fazenda Escola, com visitas dos nossos alunos com aulas, dias de campo, enfim, tudo o que a UFMS puder nos proporcionar somos parceiros. Nós acreditamos que o único caminho para evoluir é a educação e não há melhor parceiro que a UFMS”.

A vice-reitora Camila Ítavo falou sobre a importância das ações a serem desenvolvidas e destacou a presença da Universidade no município. “Tenho certeza que teremos êxito na execução das ações, vamos conseguir unir o que há de melhor, pensando na missão da Universidade que é a formação, mas também a capacitação por meio da extensão e fortalecendo o município, principalmente em um território no qual a Universidade atua”, declarou.

A secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carla Castro Diniz Brandão, ressaltou o quanto os professores estão se reinventando nesse período de pandemia e que os que conseguem realizar as aulas diferenciadas superam mais rapidamente as dificuldades. “Temos brilho nos olhos, pois sabemos o que a Universidade pode nos oferecer para conseguirmos fomentar formações pedagógicas tecnológicas com nossos professores”. Ela também reforçou outras ações que devem ser desenvolvidas em conjunto, tais como parceria para feira de ciências; formação de professores que trabalham com projetos; desenvolvimento de ações junto aos pequenos produtores, entre outros.

Já o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes Pereira, disse que a reunião superou as expectativas e que foi possível constatar o quanto a UFMS faz diferença para o município de Terenos. O diretor da Famez, Fabrício de Oliveira Frazílio, destacou as ações de capacitação técnica de pequenos produtores, visitações de alunos do ensino médio à fazenda-escola e geração de produtos em parceria com a prefeitura.

O diretor de Popularização da Ciência (Proece), Ivo Leite Filho também participou da reunião.

Texto: Christiane Reis