UFMS e Fundect assinam termo para investimentos em pesquisa nas áreas de óptica e fotônica

Nesta segunda-feira, 16, a UFMS e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS) assinaram termo de outorga para transferência de recursos destinados ao incremento de pesquisa realizada pelo Instituto de Física (Infi). A cerimônia foi realizada na Casa da Ciência, localizada na Cidade Universitária e contou com a participação de gestores, professores e estudantes.

“Agradecemos ao grupo de professores e direção do Infi por ter aceitado o grande desafio de trabalhar com Ciência, Tecnologia, com qualidade, submetendo um projeto que foi aprovado com louvor. Em 2016 visitamos o Infi e nos emociona ver que, hoje, por meio da melhoria da infraestrutura e dos recursos humanos conseguimos fortalecer os projetos voltados ao atendimento das demandas da sociedade. Foi um trabalho árduo .Também agradecemos à Fundect, por apostar na ciência como grande agente de transformação”, enfatizou a vice-reitora Camila Ítavo.

Também esteve na cerimônia o diretor-presidente da Fundação, Márcio de Araújo Pereira. “A Física está presente em tudo. Investir nesse campo que é essencial e deve gerar novos recursos, estabelecendo também maior conexão, aproximando a Universidade das empresas. Gostaria de estar no lugar de vocês estudando e aprendendo com toda a infraestrutura que há disponível atualmente na UFMS”, destacou.

Os recursos serão aplicados no projeto Tecnologias ópticas e fotônicas associadas à inteligência artificial para soluções ambientais, energéticas e ao agronegócio coordenado pelo professor Anderson Caires. “É com imensa satisfação que estamos aqui para assinar este termo. O Grupo de Óptica e Fotônica da UFMS está entre os melhores do país, sendo um dos dez selecionados para integrar o Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações”, falou o professor. “A concorrência foi árdua. Agradeço especialmente ao professor Samuel Leite de Oliveira que iniciou os estudos na área e, também, a pró-reitora Maria Lígia Macedo por nos ajudar a demonstrar a potencialidade do nosso laboratório para atender demandas da comunidade externa, seja de empresas ou instituições públicas e privadas”, lembrou Anderson.

“Quero agradecer os professores e estudantes, pois se estamos aqui isso se deve ao seu trabalho. Temos hoje uma infraestrutura expoente para atender projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Agradeço ao diretor da Fundect Márcio por abraçar nossa causa e à vic-reitora Camila por ter trabalhado arduamente para que estivéssemos aqui. O Infi é novo, tem apenas nove anos. Quando cheguei aqui era apenas uma unidade que ministrava aulas. De lá para cá tivemos um salto de quantidade e qualidade. Se, antes, dois professores desenvolviam pesquisas e tinham bolsas de iniciação científica, hoje, vários estão envolvidos com isso, criando oportunidades de estabelecer vínculos entre a pesquisa e as empresas, mudando a realidade da sociedade de dos nossos futuros profissionais”, enfatizou o diretor do Infi Alem Mar Bernardes Goncalves.

O presidente do Conselho Superior da Fundect, Ricardo Senna, também participou da cerimônia. “É um prazer estar aqui na UFMS. As universidades precisam com urgência derrubar os muros e se conectar mais fortemente à sociedade. Na academia podemos encontrar soluções para muitas as questões que vem sendo levantadas no Brasil, em especial, possibilitando para que o agronegócio seja sustentável. Essa é uma discussão que precisamos fazer. A ciência consegue dar a resposta e mostra qual é o caminho a ser seguido”, falou.

“Fazia tempo que não entrava em um auditório e via tanta gente bonita, tantas mulheres fazendo ciência. O Sisfóton é elegante, inovador, transformador, mas nada seria se não tivesse a ponta, que são vocês, estudantes. Vocês são o principal objetivo e razão por estarmos aqui hoje”, finalizou a pró-reitora Maria Lígia Macedo.

A assinatura do termo abriu a programação das comemorações pelo Dia Internacional da Luz, que contou com palestras sobre temas variados da área e visita aos laboratórios que integram o Sisfóton.

Texto: Vanessa Amin

Foto: Marcelo Calazans