Turma de Medicina de Três Lagoas cola grau virtualmente

Hoje, 14, foi realizada a solenidade de colação de grau do curso de Medicina do Campus de Três Lagoas (CPTL), a distância e com transmissão ao vivo pelo YouTube da TV UFMS para 800 pessoas.

“Tenho certeza que este é um momento de grande coroação para a Universidade, um momento em que a gente entrega para a sociedade profissionais da mais alta competência e qualidade e humanidade, para poderem trabalhar em prol do desenvolvimento do nosso país e de todo o mundo”, declarou a vice-reitora Camila Ítavo.

A formanda Larissa Tsukuda foi a oradora representante da turma e em seu discurso relembrou de toda a trajetória da turma, desde a preparação para os processos seletivos até a chegada em Três Lagoas, em 2015. “Enfim chegou o dia da nossa colação de grau, momento esse que já foi, um dia lá no passado, apenas um sonho,  e que hoje após tantas batalhas, esforço e dedicação, se desenha como uma bela realidade diante dos nossos olhos”, declarou. “Juntos pudemos compreender que a Medicina requer muita dedicação, abdicação e entrega. (…) Não foi fácil chegar até aqui e sabemos que os desafios que virão serão ainda maiores, mas a superação diária e essa força que talvez nem soubéssemos que tínhamos, juntamente com o apoio de várias pessoas ao nosso redor, nos trouxeram até esse instante e assim nós pretendemos continuar: dando o nosso melhor onde quer que a gente esteja”.

“Estou extremamente emocionado, afinal hoje é um dia especial não somente para aqueles que estão se formando, mas também para vocês, familiares, e a nós, professores, que percorremos com eles toda essa caminhada”, afirmou o paraninfo, professor Ulisses Calandrim. Ele falou sobre todos os sacrifícios e grande dedicação dos estudantes para que, hoje, eles pudessem se tornar médicos. “Queridos ex-alunos, não esqueçam disso: vocês são capazes. Ainda vem mais, vem muito mais, afinal, a vida de vocês está só começando. Novos desafios, novas dificuldades, novas decisões estão vindo ao encontro de vocês”.

O professor Osmar Jesus Macedo, diretor do CPTL, também esteve presente na cerimônia e agradeceu a reitoria pela presença e pelos esforços em prol do curso de Medicina do campus. “De um modo muito simples, o que vocês médicos precisam ter é a consciência de que a humildade deve estar sempre guiando vossos caminhos e vossas decisões. Ser humilde não é vergonhoso, ser humilde significa que vocês estão sendo capazes de colocar todo o conhecimento e dedicação de vocês por todos esses anos de estudos em prol das pessoas. É isso o que importa. Sejam humildes em todas as suas atitudes”, aconselhou.

A vice-reitora finalizou a solenidade com agradecimentos e elogios a todos os servidores e estudantes do CPTL. “Juntando toda essa equipe de Três Lagoas e juntando vocês estudantes, ávidos pelo conhecimento, dedicados, a gente não tinha como ter outro resultado do que esse que nós temos, o nosso curso cinco estrelas, que nos enche de orgulho e nos dá muita alegria. (…) Sejam sempre luz, sejam sempre UFMS”.

Texto: Leticia Bueno