Trote Solidário promoverá doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea

No dia 21 de fevereiro, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), em parceria com o Instituto Sangue Bom, realizará a primeira edição do Trote Solidário. A ação promoverá a doação de sangue e o cadastro para doação de medula óssea na Cidade Universitária e em todos os câmpus em que o município possui um hemocentro.

Segundo o fundador do Instituto Sangue Bom, Carlos Alberto Rezende, o principal objetivo do Trote Solidário é salvar vidas. “A doação de sangue, o cadastro de medula óssea e também ser um doador de órgãos é um ato de cidadania, isso acontecer com os calouros é muito importante para que eles levem essa mensagem durante todo esse período dentro da Universidade e possa levá-la também depois que saírem”.

O Instituto foi fundado em 17 de abril de 2017 e tem como princípio básico a solidariedade, com as bandeiras da doação de sangue, cadastro de doadores de medula óssea e doação de órgãos. “Com as parcerias efetivas do Instituto, no período de quase quatro anos, nós conseguimos colaborar efetivamente para 50 mil novos cadastrados de medula óssea em Mato Grosso do Sul, em ações como essa que estamos fazendo com a Universidade”, explica Carlos.

Para a gerente de captação do Hemosul em Campo Grande, Joana Léa Monteiro, esse ato da Universidade é importante para manter o estoque e atender a demanda dos hospitais. “Sem essas doações a gente não tem como manter o estoque de sangue. Precisamos que a população seja solidária e que venha até o Hemosul fazer suas doações”. De acordo com Joana, o estoque de sangue fica abaixo da média nessa época do ano, em razão de festividades como o carnaval e de doenças como a dengue.

O evento de recepção aos calouros em Campo Grande também conta com o Trote Responsável, que incentivará o cuidado ao meio ambiente e o combate ao mosquito Aedes aegypti. Ao longo da semana, os estudantes ainda poderão conhecer a estrutura administrativa da Universidade, visitar as instalações, receber orientações sobre assuntos estudantis, participar de atividades culturais, esportivas e recreativas, além de conhecer os projetos de ensino, pesquisa e extensão. Confira a programação completa aqui.

Texto: Fernanda Venditte