Terceira edição do curso para Cuidador de Idosos oferece 200 vagas

O acelerado processo de envelhecimento da população brasileira chama atenção da Universidade para ações em prol da terceira idade. Nessa perspectiva, será ofertado pela terceira vez o Curso de Atualização para Cuidador de Idosos, este ano de forma on-line.

“Garantir o envelhecimento saudável e ativo ainda permanece um desafio para a sociedade como um todo. Foi diante desse contexto que surgiu a ideia da oferta desse curso, centrado no paciente e no trabalho interprofissional em saúde. A proposta está inserida no âmbito de um Programa Institucional da UFMS, a Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI) e do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados da UFMS/Hospital São Julião/SES-ESP”, explica a professora Camila Guimarães Polisel (Facfan), uma das coordenadoras do curso.

De acordo com os organizadores, o curso possui o objetivo de qualificar cuidadores de idosos das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de Mato Grosso do Sul, assim como cuidadores de idosos da comunidade, de forma a contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências para o enfrentamento das demandas advindas do envelhecimento humano.

“Esse ano, devido a pandemia e a possibilidade de realizar o curso de atualização na modalidade de ensino a distância, optamos por abrir para profissionais que exercem ou já exerceram as atividades de cuidador de idosos para o estado de Mato Grosso do Sul. Além dos residentes da equipe multiprofissional, vamos contar com alguns convidados”, diz Juliana Galete, farmacêutica residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados (Premus CCI/Famed/UFMS), que também é responsável pela realização do curso.

Para essa nova turma serão ofertadas 200 vagas distribuídas nos períodos matutino e vespertino, sendo a seleção dos participantes realizada por meio da inscrição no site www.even3.com.br/cursoparacuidadordeidosos.

“Faz-se relevante ressaltar, ainda, que estamos na terceira edição do curso, que teve 32 inscritos na primeira edição (realizada apenas para cuidadores de ILPIs) e 81 inscritos na segunda edição (realizada para cuidadores de ILPIs e da comunidade). Tais dados reforçam a relevância social e acadêmica do Curso e, portanto, a nossa expectativa é de ampliação do número de inscritos nesta edição”, expõe a professora Camila.

Os principais temas abordados no curso são: papel do cuidador; legislação vigentes; envelhecimento; autocuidado e higiene pessoal; quedas e transferência; preparo e administração de medicamentos; alimentação, nutrição enteral e distúrbios da deglutição; aspectos psicológicos e comunicação interpessoal violência e maus tratos; cuidados paliativos e sinais de alerta e ressuscitação cardiopulmonar.

Entre os critérios para concorrer às vagas estão idade igual ou superior a 18 anos, ser cuidador de idosos de nível médio ou técnico e estar exercendo atualmente a função de cuidador de idoso ou ter exercido esta atividade nos últimos 12 meses.

“O curso será de 40 horas, sendo realizado às sextas-feiras (manhã ou tarde, de acordo com a preferência do aluno), pelo período de 2 de outubro a 20 de novembro de 2020. Todas as aulas serão on-line, por meio da plataforma Google Meet”, acrescenta Juliana.

Será criado um grupo de Whatsapp para comunicações, sanar dúvidas e enviar o link das aulas semanais. Para recebimento do certificado do curso, expedido pela UFMS, é necessário ter, no mínimo, 75% de frequência nas aulas online e realizar as atividades propostas durante as aulas.

Mais informações pelo Instagram @cursoparacuidadoresufms ou pelo e-mail cursodecuidadores2020ufms@gmail.com.

Texto: Paula Pimenta