Solenidade virtual encerra colações dos graduandos de 2020

Cerimônias dos cursos de residência e pós-graduação serão em fevereiro e março

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan), a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez), o Instituto de Biociências (Inbio), o Instituto Integrado de Saúde (Inisa) e o Instituto de Química (Inqui) realizaram hoje uma cerimônia de colação de grau conjunta.

Os recém-formados são os últimos estudantes de graduação das turmas de 2020 a colarem grau. Das 69 universidades federais, a UFMS é uma das três únicas que finalizaram o ano letivo passado no período correto e realizou todas as solenidades de colação de grau. As solenidades dos cursos de residência e de pós-graduação stricto sensu ocorrerão em fevereiro e março.

Angélica Ribeiro Leite, formanda em Medicina Veterinária, foi a oradora da turma, e em seu discurso falou sobre a passagem do tempo ao longo dos anos de graduação. “Estamos reunidos aqui hoje por causa de um sonho que nasceu em nossos corações lá atrás e hoje cria vida. Para isso foi necessário uma longa caminhada, desde a preparação do vestibular até a defesa do TCC. (…) Aqui, além do estudo de excelência que recebemos, aprendemos muitas coisas que vão além dos muros da Universidade. Nós amadurecemos, aprendemos – ou pelo menos tentamos – a trabalhar em equipe, sofremos juntos, sorrimos juntos e, em especial do curso de Medicina Veterinária, aprendemos a salvar vidas”, relembrou. “Apesar de todas as dificuldades que 2020 trouxe para o mundo, nós sobrevivemos, superamos todas as dificuldades, quebramos todas as barreiras, e demos o nosso melhor para estar aqui hoje. É dia de festa em nossos corações, porque hoje, meus amigos, simboliza o início de nossas tão sonhadas carreiras”.

“Infelizmente as circunstâncias atuais não nos permitem estar fisicamente juntos, mas isso não tira, de forma nenhuma, o mérito da conquista de todos vocês”, afirmou a diretora da Facfan, Fabiane Sanches. “Nunca foi tão importante pensarmos na vida humana e como profissionais da saúde, além das habilidades previstas nas nossas grades curriculares, sinceramente esperamos ter colaborado no seu amadurecimento e crescimento pessoal. (…) Torcemos para termos atingido os nossos objetivos como educadores e que os ensinamentos, os obstáculos, as dificuldades e, acima de tudo, as conquistas enquanto acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul se perpetuem nesse novo ciclo da vida de vocês”, desejou.

O diretor da Famez, Fabrício Frazilio, desejou a todos os estudantes que se formaram hoje sucesso e que retornem para as pós-graduações e residências. “É um prazer e um orgulho ter vocês hoje formando nessa grande Universidade. A gente sempre vai estar aqui para ajudar vocês no que precisar”.

Ramon Mello, diretor do Inbio, contou que 2021 é o ano em que ele completa dez anos de docência e na colação de grau, é possível ver claramente o fruto deste trabalho. “Toda a nossa energia é reavivada, reanimada, nesse momento em que a gente vê os alunos progredindo, cumprindo sua meta, cumprindo seu objetivo e saindo para o mercado de trabalho com grande sucesso. (…) Hoje é o dia que vocês estão finalizando um dos mais importantes ciclos na vida de vocês: a conclusão de um curso de graduação. Vocês são vitoriosos, vocês são vencedores”.

A diretora do Inisa, Luciana Contrera, também discursou aos formandos. “Vejo vocês agora já formados, enfermeiros e fisioteraéutas, e passa um filme na nossa mente, principalmente depois de tudo o que a gente vivenciou no último ano. Vocês podem se sentir extremamente orgulhosos e privilegiados de estarem aqui hoje, porque a pandemia fechou as portas de inúmeras escolas, faculdades, institutos, e da UFMS está entre as poucas universidades públicas do país que conseguiu seguir em frente e vocês são protagonistas dessa histórias, porque vocês acreditaram, sonharam e investiram em suas carreiras junto com a gente”, ressaltou.

Lincoln de Oliveira, diretor do Inqui, reforçou que a entrega dos recém-formados para a sociedade é parte da devolutiva da UFMS como instituição pública. “A partir desse momento, o Instituto de Química tem a satisfação de apresentar a todos nossos novos profissionais de Química, como um dos componentes de retorno dado por esta instituição aos investimentos que a sociedade faz em manter esta universidade. Esses profissionais têm uma missão a cumprir, seja com sua dedicação ao ensino oficial e privado, seja com o desenvolvimento tecnológico nas empresas do setor químico”.

A vice-reitora Camila Ítavo teceu homenagens aos pais, familiares, amigos, servidores da Universidade e aos mais novos profissionais. “A UFMS tem amor”, comentou, ao elogiar os discursos realizados na solenidade. “O que deixa a gente com o coração gente de amor é a formação humana, a gratidão, a dedicação. Que vocês levem isso para vocês. Na nossa colação às vezes a gente não percebe a grandiosidade [esse momento]. É a possibilidade de fazer a diferença na vida de vocês, das famílias de vocês, do mundo, da sociedade em que vocês vão atuar. Nunca se esqueçam dessa grande responsabilidade”.

O reitor Marcelo Turine, em seu pronunciamento, agradeceu aos estudantes pelo esforço. “Esse momento é para isso: parabenizar vocês, desejar muita saúde – se cuidem, cuidem da vida de vocês do ponto de vista de um trabalho coletivo, ético, responsável, profissional – vocês têm competência para isso, vocês são fortes para isso, vocês fizeram uma universidade pública, gratuita, de qualidade, inclusiva, laica e outras mil características. Agradeço vocês pela colaboração. Os indicadores de vocês colocaram a UFMS numa das melhores do mundo, hoje nós somos uma das melhores do mundo graças ao trabalho de vocês, ao trabalho dos nossos professores, dos nossos técnicos e dos nossos colaboradores”, declarou.

Texto: Leticia Bueno