Solenidade marca entrega do título Honoris Causa na Cidade Universitária

Nesta sexta-feira, 20, a UFMS prestou homenagem ao pesquisador Detlef Hans Gert Walde, à educadora Eliza Emília Cesco e ao empresário Roberto Luiz Leme Klabin com o título de Doutor Honoris Causa. A titulação corresponde à máxima distinção concedida pela Universidade a personalidades que se destacam pela sua atuação em prol da sociedade. A cerimônia foi realizada no Teatro Glauce Rocha, na Cidade Universitária.

O reitor Marcelo Turine ressaltou a trajetória dos homenageados

“Hoje estamos nos reunindo para agraciar três grandes personalidades que enriquecem o Mato Grosso do Sul e o Brasil. À professora Eliza Cesco, ao doutor Roberto Klabin e ao pesquisador Detlef, muito obrigada!”, agradeceu o reitor Marcelo Turine.

O pesquisador e geólogo Detlef Hans Gert Walde se destaca pela descoberta da “Corumbella”, um dos fósseis multicelulares mais antigos do mundo, com cerca de 500 milhões de anos. “Agradeço pelo reconhecimento da importância das minhas pesquisas desenvolvidas aqui por mais de 30 anos. Eu recebo também este honroso título em nome dos meus colegas e estudantes, que trabalham comigo na região de Corumbá”, disse.

O pesquisador Detlef descobriu o fóssil “Corumbella”

O diretor do Câmpus do Pantanal, Aguinaldo Silva, foi o autor da proposição do título ao pesquisador e ressaltou a sua relação com o município. “Não tem como falar do professor Detlef sem lembrar de Corumbá. Nas suas andanças pela cidade, ele teve a oportunidade de descobrir um fóssil, que colocou Mato Grosso do Sul e Corumbá na história da evolução geológica da Terra”.

A professora Eliza Emília Cesco recebeu a honraria pela sua contribuição para a Educação Especial. A trajetória profissional da docente foi ampliada após o nascimento do seu filho com deficiência. A homenageada exaltou o significado da honraria em reconhecimento ao seu trabalho. 

“Após a conclusão do mestrado, passei a acalentar o desejo de acessar o doutorado. Embora esse apelo fosse bastante forte, o projeto foi sendo sempre adiado. Eu tinha consciência de que sobrecarregaria, mais uma vez, minha filha Lígia, que tem se desdobrado durante todos estes anos no apoio ao irmão, com imenso amor. A concessão do título de Doutor Honoris Causa, que hoje recebo, tem profundo significado para mim”, declarou, emocionada.

A professora Eliza se destaca pelo trabalho na área da Educação Especial

A homenagem foi proposta pela Faculdade de Educação. “[Eliza] recebeu em sua trajetória de vida grandes homenagens, que aqui não damos conta [de citar]. Seu legado tem sido referência para muitos de nós”, destacou a diretora da unidade, Milene Bartolomei Silva.

O empresário e ambientalista Roberto Luiz Leme Klabin recebe o título pela sua atuação em defesa do desenvolvimento sustentável. Além de fundador do Instituto SOS Pantanal, ele é o idealizador do Refúgio Ecológico Caiman, iniciativa que reúne a pecuária, a preservação da natureza e o turismo de observação. “O que me traz aqui, hoje, perante as senhoras e os senhores, é um caso de amor antigo que acabou ganhando notoriedade. Falo da minha relação com o Pantanal”, enfatizou o homenageado. 

O empresário Roberto foi homenageado por sua atuação na defesa do Pantanal

A concessão do título ao empresário foi proposta pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis e professor do Instituto de Biociências (Inbio), Albert Schiaveto de Souza. “Em nome dos servidores docentes, técnicos administrativos e dos discentes do Inbio, nossos agradecimentos pela relevante contribuição e apoio para o conhecimento da nossa biodiversidade e para a conservação dos biomas brasileiros”. 

No fim da cerimônia, o reitor agradeceu a presença dos homenageados, por terem aceitado o título. “Com esta homenagem, a UFMS agracia e é agraciada. Honramos mulheres e homens, que são símbolos e representam a educação, a ciência, o meio ambiente e a cultura do nosso estado”, finalizou.

A solenidade teve, ainda, a apresentação do estudante da Escola de Música da UFMS Heider Barbosa. Assista à cerimônia, que foi transmitida ao vivo no canal da TV UFMS.

 Texto: Vanessa Amin e Mylena Rocha

Fotos: Marcelo Calazans