Servidores podem submeter Projetos de Pesquisa e Inovação

Estão abertas as inscrições para submissão de projetos de pesquisa e inovação, na UFMS. As propostas devem ser coordenadas por servidores da Universidade, com e sem a necessidade de recursos financeiros. As inscrições são recebidas em fluxo contínuo, ou seja, o prazo para submissão segue aberto ao longo de todo o ano.

O edital foi publicado com o objetivo de selecionar projetos que visam fortalecer as redes e grupos de pesquisa, os programas de pós-graduação e os ecossistemas de inovação. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Maria Lígia Macedo, explica que o cadastramento oferece benefícios para o coordenador e para a instituição.

“Ao mapear os projetos, a Universidade pode acompanhar a produção científica dos seus pesquisadores. O edital também traz vantagens para os próprios coordenadores, que, por meio de seus projetos cadastrados, podem pleitear fomento para suas pesquisas e participar de outros editais publicados pela Propp”, afirma.

O coordenador da proposta deve ser servidor efetivo ou temporário da UFMS, com titulação mínima de mestrado. Serão aceitas iniciativas nas modalidades com e sem fomento financeiro, em parceria com pessoa jurídica ou com coordenação geral externa. “Esses quatro tipos de projeto, quando cadastrados e aprovados, poderão participar de editais de auxílio financeiro e iniciação científica durante o ano de 2022”, reforça a pró-reitora.

O diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova), Saulo Gomes Moreira, pontua que as pesquisas passam a compor um banco de projetos da Instituição. A partir do mapeamento, a Universidade consegue identificar quais iniciativas têm potencial para desenvolver possíveis produtos, que podem ser patenteados ou ter a tecnologia desenvolvida para uso da sociedade. “Por meio dos projetos, todo o sistema de ciência, tecnologia e inovação no qual a UFMS está inserida é fortalecido”.

É importante que os interessados fiquem atentos ao edital pois, a depender das particularidades da proposta, outros aspectos devem ser contemplados. O coordenador precisa indicar se há necessidade de avaliação por comissões e comitês, como iniciativas que preveem pesquisa com animais e seres humanos ou que necessitam de cuidados de biossegurança. “Todos os aspectos estão previstos no edital. O proponente deve avaliar estes fatores”, destaca o diretor.

As inscrições começam nesta sexta-feira (21) e são realizadas em fluxo contínuo, até o dia 31 de janeiro de 2023. O servidor deve preencher o formulário on-line e realizar a submissão no Sistema de Informação e Gestão de Projetos da UFMS (SIGProj). As propostas serão analisadas em até dez dias depois da inscrição. Caso o projeto seja aprovado pela Unidade, há o prazo de mais dez dias para divulgação e homologação do resultado. Confira o edital para mais detalhes sobre os requisitos e critérios de avaliação.

Download (PDF, 300KB)

Texto: Mylena Rocha