Seminário sobre drenagem urbana é realizado na Cidade Universitária nesta sexta-feira (8)

Acontece nesta sexta-feira (8) o Seminário “Soluções para Drenagem Urbana”. O evento começará às 13h30 e será no anfiteatro do curso de Arquitetura Jurandir Santana Nogueira, próximo ao corredor central, na Cidade Universitária. Ao todo será uma sequência de seis conversas sobre temas que englobam o mote do evento: drenagem urbana.

Os temas específicos que serão debatidos nas conversas são: Plano de Ação para Gestão da Drenagem Urbana de Campo Grande – MS; RedUrb – Rede de Pesquisa em Gestão da Drenagem Urbana; Sistema de Alerta de Enchentes; Wetlands Urbanos; Deep Learning aplicada ao cadastro da Drenagem Urbana; Previsão Numérica do Tempo com WRF. Ao final de todas as conversas, os palestrantes irão compor uma mesa para responder perguntas levantadas pelos ouvintes.

O seminário é organizado em parceria entre universidades e a prefeitura de Campo Grande. Os objetivos da proposta é divulgar o plano de ação elaborado pelo Município e apresentar laboratórios e projetos de pesquisa relacionados ao manejo de águas urbanas.

Um dos organizadores é o professor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia, Ariel Ortiz Gomes. Ele afirma que a parceria entre UFMS e a prefeitura é de longa data. “Desde 2016 foram realizados alguns trabalhos em parceria, inclusive alguns se tornaram produtos para a prefeitura nas diversas áreas da drenagem urbana”.

O professor complementa e diz que o seminário pretende buscar algumas soluções para os problemas de enchentes da capital. “A importância da Universidade nesse sentido é preponderante, porque a gente tem realizado alguns estudos, simulações e testado novas tecnologias, tanto para área de monitoramento da drenagem urbana, quanto para simulação e controle de enchentes”.

Os trabalhos que serão apresentados nesta sexta-feira debaterão os assuntos mencionados e irão traçar ideias para solucionar problemas relacionados a drenagem urbana que afetam Campo Grande. As inscrições devem ser feitas com antecedência e podem ser acessadas por este link.

Texto: José Câmara (estagiário de Jornalismo)