Seminário de Antropologias Contemporâneas traz reflexões sobre tempos de pandemia

Entre 21 e 23 de outubro de 2020 será realizado, na modalidade on-line, pelo Google Meet, o 2º Seminário Antropologias Contemporâneas e Fronteiras com o tema “Reflexões em tempos de pandemia”. O evento é promovido pela UFMS por meio do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social e do curso de Ciências Sociais da Universidade.

O Seminário tem o objetivo de promover a democratização do conhecimento acadêmico, conforme afirma a mestranda no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFMS), Camila Assad Catelan, também membro da organização do Seminário. “O evento busca o fortalecimento da pesquisa aqui do Estado, mas também tem amplitude nacional. A conferência de abertura, “A pandemia da COVID-19 sob uma perspectiva Antropológica”, será proferida pelo professor da Universidade de Salamanca, Angel Baldomero Espina Barrio, é também o tema principal do Seminário, pois acreditamos que a Antropologia tem muito a contribuir sobre o momento que estamos vivendo”, ressalta.

Programação

As atividades do Seminário terão início em 20 de outubro, a partir das 19h, por meio da realização da Conferência de Abertura “A pandemia da covid-19 sob uma perspectiva antropológica”, que será mediada pelo Coordenador do PPGAS/UFMS professor Antônio Hilário Aguilera Urquiza.

Palestras, minicursos e grupos de trabalho fazem parte da programação do  2º Seminário Antropologias Contemporâneas e Fronteiras confirmando a amplitude do evento. “Há a possibilidade de compartilhamento de pesquisas realizadas por acadêmicos que podem ser apresentadas nos grupos de trabalho sobre variados temas antropológicos situados em duas linhas de pesquisas do PPGAS que são: identidade cultura e poder; e povos, comunidades tradicionais, fluxos e fronteiras”, afirma a mestranda Camila Assad Catelan. A programação completa está disponível no site do evento.

E as inscrições para palestras, minicursos e GTs do Seminário são gratuitas e podem ser efetuadas aqui.

De acordo com a programação do evento, os interessados em submeter trabalhos (autores, coautores e orientadores) deverão efetuar a inscrição. Todos os trabalhos apresentados no evento deverão ter somente um autor e, no máximo, dois co-autores (incluindo o orientador). As demais regras de submissão poderão ser conferidas no site do Seminário.

Texto: Lucas Caxito (Estagiário da Agecom) e Tathiane Panziera (Rádio Educativa UFMS).