Sediado em MS pela 1ª vez, Congresso de Matemática Aplicada e Computacional inicia hoje

Foi realizada hoje a abertura do 40º Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, evento organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e co-organizado pela UFMS.

O congresso vai de hoje a sexta-feira, 17, de maneira totalmente on-line, uma alteração realizada por conta da pandemia de Covid-19, pois o planejamento original era que o evento ocorresse presencialmente em 2020, tendo a UFMS como sede. Esta é a primeira vez que o evento é feito com uma universidade de Mato Grosso do Sul.

O reitor Marcelo Turine participou da cerimônia de abertura e reforçou a alegria de sediar o evento, mesmo que de longe. “Para nós é um orgulho muito grande sediar esse evento em Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Gostaríamos muito que vocês estivessem aqui conosco, tínhamos uma programação muito extensa para todos vocês, mas esse cenário de pandemia trouxe uma transformação na cultura da ciência, da inovação, e a gente tem que se adaptar a esses novos momentos”, falou. O reitor também parabenizou a SBMAC pela postura de manter o evento, mesmo com todas as dificuldades.

O diretor do Instituto de Matemática, Bruno Amaro, é coordenador local do evento e discursou na cerimônia de abertura. Ele agradeceu ao apoio de todos os professores, pesquisadores e congressistas, além de fazer um agradecimento especial à SBMAC, ao reitor e à vice-reitora da Universidade. “Posso garantir que esse congresso só foi possível porque sempre tive pessoas companheiras, parceiras, dedicadas e muito entregues para a realização do mesmo. (…) Deixo meu abraço, mesmo que de forma virtual, a todos os congressistas, na esperança de que no próximo ano nós possamos nos encontrar presencialmente ”, disse.

O presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, Pablo Martin Rodriguez, também comentou sobre o momento difícil enfrentado nesta edição, por conta da pandemia, parabenizou os participantes que não mediram esforços para participarem do evento e prestou solidariedade aos que tiveram alguma perda neste período ou que estão doentes.

Pablo também ressaltou a relevância da matemática aplicada e computacional. “As pesquisas da nossa área, relacionadas a essa pandemia, permitiram levar à sociedade uma pequena mostra da matemática aplicada. Nesta semana vocês terão uma amostra muito maior. Convidamos a todos a participar ativamente do congresso e assim conhecer os últimos trabalhos nas diversas linhas de pesquisa aqui apresentadas. Por outro lado, além de ter uma mostra do que significa fazer matemática aplicada, os convidamos para conhecer a SBMAC”, disse.

A professora Sandra Malta, coordenadora no comitê científico do congresso, discorreu sobre a história do evento e suas 40 edições, ressaltando os principais momentos vividos em cada época, como o Simpósio Nacional de Cálculo Numérico, realizado dentro da programação do congresso em 1978, por exemplo. “O Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional já chegou em metade dos estados brasileiros, treze estados brasileiros e o distrito federal, e a gente tem muita história”.

A vice-presidente da SBMAC, Kelly Poldi, fez agradecimentos aos membros de todas as comissões e apresentou oficialmente os vencedores dos Prêmios SBMAC: Prêmio Beatriz Neves – Iniciação Científica, Prêmio Odelar Leite Linhares – Mestrado e Prêmio Odelar Leite Linhares – Doutorado. Ela também apresentou os trabalhos destacados pelas comissões.

Clique aqui para ver o vídeo da abertura na íntegra. A transmissão foi realizada pela TV UFMS.

Texto: Leticia Bueno