SBPC Educação promove conjunto diverso de atividades

Conferências, palestras, mesas-redondas, rodas de conversa e oficinas fazem parte da programação da SBPC Educação. O evento ocorrerá durante a 71ª Reunião Anual da SBPC e deve reunir na Cidade Universitária, professores do ensino superior, educadores e profissionais que atuam no ensino básico.

Além das atividades que integram a programação científica da SBPC, a Comissão Executiva local elencou muitas outras ações em parceria com as secretarias de Educação e outras instituições locais. “A SBPC Educação é composta por 40 atividades, sendo 27 locais e 13 nacionais”, explica a professora Jacy Curado.

Na programação nacional estão as conferências e mesas-redondas. Perspectivas da pós-graduação no Brasil, metas do Plano Nacional de Educação, a influência da educação na economia do país, desafios da educação matemática em escolas multiculturais e inclusivas e as inovações em tempos de mudanças tecnológicas serão os temas apresentados nas conferências. ministradas por representantes da Capes e de instituições públicas e privadas de ensino superior de outros estados, como PUC-MG, USP, Unian e UFRJ.

Já nas mesas-redondas os debates girarão em torno de assuntos como avanços e desafios da educação básica no Brasil; universidade e liberdade acadêmica; filosofia, política, laicidade e direitos humanos; transformações do ensino superior contemporâneo; cenário atual das políticas educacionais e diversidade; políticas de expansão da educação superior, inovações no ensino de matemática e estatística; pesquisa e escola básica; Base Nacional Comum Curricular. Participam das discussões professores de universidades do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, e Alagoas além de representantes do Ministério da Educação, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Capes, Fiocruz, Conselho Nacional de Educação e secretarias de Educação.

Programação local

Além das conferências e mesas-redondas há uma série de palestras e rodas de conversa na programação local. As palestras contemplam temas como o papel das atividades físicas e esportivas em escolas ativas, uso da robótica e programação na escola pública, culturas da infância e escolas das águas do pantanal, leitura e letramento digital, experiência em horta pedagógica em países da América Latina e África.

Já as rodas de conversas debateram a educação em todos os espaços; nova organização curricular do ensino médio; formação de professores de matemática; educação, diversidade e inclusão; didática da história, memória e patrimônio; desenvolvendo o protagonismo social para redução das doenças crônicas não transmissíveis; aprendizagem e sala de aula invertida; epidemiologia da atividade física em escolares;  escola inclusiva; pesquisa em ensino de ciências e educação ambiental; projetos nacionais de formação inicial de professores; dilemas éticos da prática docente; diálogos étnicos, raciais e culturais; ensino da biologia; atividade física e esporte como ferramentas educacionais contra a evasão escolar.

Ainda, duas oficinas estão programadas, uma sobre educação física na educação infantil e outra sobre possibilidades lúdicas na educação infantil e anos iniciais. Participam professores e pesquisadores de instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, e representantes da Faces, do Instituto Aleema e de conselhos de educação.

A programação completa da SBPC Educação pode ser conferida aqui. Mais informações sobre a 71ª Reunião Anual da SBPC estão disponíveis no site. As inscrições no evento ainda estão abertas e podem ser feitas, gratuitamente, aqui. As atividades da SBPC Educação ocorrerão no Complexo Multiuso 2 da Cidade Universitária (veja localização no mapa).

 

Texto: Vanessa Amin