SBPC Educação: ensino da matemática é um dos temas discutidos nas rodas de conversa

Na programação local da SBPC Educação, que acontece durante a 71ª Reunião Anual da SBPC, constam rodas de conversas sobre diversos temas. Entre eles, estará em pauta o ensino da matemática. Especificamente sobre isso, serão realizadas rodas de conversa que contarão com a participação de professores do Instituto de Matemática (INMA) da UFMS e convidados.

“Os projetos nacionais de formação inicial de professores no âmbito do Instituto de Matemática” é o título da roda de conversa programada para o dia 23, das 13h às 15h, na sala 4. Participam as professoras do INMA Edilene Simões Costa dos Santos e Viviani Pereira Spreafico e a acadêmica do curso Thays Alves de Oliveira. O objetivo é apresentar os programas e as ações desenvolvidas em espaços da UFMS e nas escolas da região e a sua importância na formação inicial. Também serão apresentados os resultados parciais de cada ação e as perspectivas.

No dia 24, das 13h às 15h, na sala 2, será realizada roda de conversa sobre “A formação de professores e a educação Matemática nas fronteiras da diversidade e do desenvolvimento social”. Participam as professoras Fernanda Malinosky Coelho da Rosa e Patrícia Sândalo Pereira (INMA) e  Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes (UNIAN/SP) . De acordo com as professoras, a educação matemática é um campo de pesquisa relativamente recente. No Brasil, começou a se formar na década de 1960, teve seu desenvolvimento nas décadas de 1970 e 1980, quando ocorreu a criação dos primeiros programas de pós-graduação e a criação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) em 1988. As pesquisas nesta área, tanto no campo profissional quanto no científico, preocupam-se com a melhoria do ensino e da aprendizagem nos diversos níveis, entre eles, o desempenho acadêmico de pessoas historicamente marginalizadas, em particular as com deficiências ou/e transtornos, altas habilidades, dificuldades específicas de aprendizagem de matemática e em situação de risco ou vulnerabilidade social. Assim, o objetivo da roda é discutir e refletir sobre a formação docente para lidar com a diversidade e o desenvolvimento social.

“Formação de professores que ensinam Matemática: desafios e perspectivas” é o tema da roda de conversa realizada no dia 25, das 13h às 15 na sala 5. Participam os professores do INMA Carla Regina Mariano da Silva, Thiago Pedro Pinto e Suely Scherer. O objetivo é discutir os desafios e perspectivas da formação de professores que ensinam em Matemática dentro do contexto de pesquisa desenvolvida por cada um dos três debatedores, a professora Carla, por exemplo, atua na formação de professores pela educação a distância e em projetos sobre história da formação de professores de matemática em Mato Grosso do Sul, o professor Thiago atua em projetos sobre história da educação matemática e filosofia e a professora Suely atua em projetos sobre o uso de tecnologias.

As rodas de conversa, bem como as demais atividades da SBPC Educação acontecerão no Complexo Multiuso 2 (veja localização no mapa). Confira também a programação completa da SBPC Educação aqui.

Texto: Vanessa Amin, com informações do INMA