SBPC Afro e Indígena terá programação diversa sobre temas sociais e raciais

Dentro da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será realizada a SBPC Afro e Indígena, onde uma programação completa e diversificada irá abordar uma gama de assuntos referentes a este tema.

Serão realizadas conferências sobre as línguas indígenas, os 15 anos de ações afirmativas, mulheres negras na ciência, direitos territoriais indígenas, comunidades tradicionais, astronomia sob a perspectiva étnico-racial, políticas públicas para diversidade étnica e desenvolvimento das comunidades indígenas.

Na temática indígena Joênia Wapishana, primeira deputada federal indígena no Congresso Brasileiro, irá falar no dia 24 pela manhã sobre as questões referentes aos territórios tradicionais e aos direitos garantidos na Constituição Federal. Haverá também mesas com representantes de Mato Grosso do Sul da etnia Terena e da etnia Guarani (Kaiowá e Ñandeva). No dia 23 o tema será “Cosmovisão Guarani – Perspectiva indígena” e no dia 25 será “Marco Temporal – Demarcação de Terra Indígena”. As atividades serão na unidade 8 a partir das 15h30.

Assuntos como lazer em culturas tradicionais, desafios das comunidades quilombolas, Direitos Humanos, formação de professores indígenas e história do movimento negro sul-mato-grossense serão abordados por pesquisadores de diversas universidades e instituições nas mesas-redondas. Também haverá rodas de conversa sobre movimento negro e estudos acadêmicos, quilombolas em Mato Grosso do Sul e desigualdades sociais em saúde e demografia indígena.

Além de toda a programação, cerâmicas e fotografias de povos indígenas serão expostas e uma oficina de turbantes com roda de conversa sobre identidade negra também serão realizadas.

Todas as atividades da SBPC Afro e Indígena são abertas ao público e certificados online serão gerados para os participantes inscritos na Reunião Anual. As inscrições online podem ser feitas, gratuitamente no site.

A programação completa da SBPC Afro e Indígena pode ser conferida aqui e mais informações sobre a 71ª Reunião Anual da SBPC estão disponíveis no site. Toda a Cidade Universitária estará vivenciando a SBPC 2019, para não se perder, veja localização de todas as atividades no mapa.

Texto: Leticia Bueno