Saúde da comunidade acadêmica é tema de atividades da Eu Respeito

Em abril o mundo celebra um importante tema, a saúde. Nos tempos atuais este tema se torna ainda mais relevante e a campanha Eu Respeito traz uma programação repleta de atividades que valorizem a saúde da comunidade acadêmica, além da valorização da ciência e da cultura.

Já no início de abril, mais especificamente no dia 7, é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Na UFMS, a data será marcada pelo início de uma série de rodas de conversa com professores, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e estudantes, sob moderação de psicólogos dos câmpus de Corumbá, Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande e Três Lagoas.

Os debates serão transmitidos on-line e os temas abordados serão variados. “Os temas que vão ser discutidos nas rodas de conversa conversa do mês de abril estão relacionados a tópicos importantes de serem discutidos, como a questão de doação de sangue, entre outros. Os temas foram definidos conforme as necessidades dos próprios estudantes, que são apontadas através de pesquisas que a gente faz, então a questão da organização de estudos, como se adaptar melhor ao ensino à distância e outras temáticas que a gente tem discutido, elas vêm da necessidade dos próprios estudantes, daí a importância de debatê-los no âmbito acadêmico, pois são temas que estão presentes na rotina de cada um, que estão dentro das dificuldades que cada um tem enfrentado nesse período, e a gente procura debater em conjunto para que possamos perceber que o nosso problema às vezes não é só nosso, é um problema que pode ser compartilhado por mais pessoas”, explica Ana Lúcia de Souza, psicóloga da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Uma atitude extremamente importante, além de saudável, é valorizar a igualdade de gêneros e a produção científica. Será lançado oficialmente o edital Mulheres na Ciência, que as incentiva a desenvolverem seus conhecimentos na pesquisa.

No dia 8, às 9h (horário local), será realizado o evento Diálogo Nobel no Brasil, promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em parceria com a Nobel Prize Outreach (braço de comunicação da Fundação Nobel), com apoio da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). O seminário tem o propósito de reunir representantes da comunidade científica brasileira e estudantes de Ensino Superior para debater “O Valor da Ciência”, tema da transmissão virtual gratuita pelo YouTube.

No dia 14, às 10h, a pesquisadora Débora Foguel, da Academia Brasileira de Ciências, irá ministrar a palestra “Papel social da Universidade e da Pesquisa e a Pós-Graduação no Brasil”, no workshop Ciência e Sociedade.

A cultura também será promovida nas atividades da campanha, com o programa Todas as Artes e abertura do ciclo de apresentações Movimento Concerto, evento que já é tradicional na Universidade, mas desta vez será reestruturado para ocorrer on-line e respeitar as normas da Organização Mundial da Saúde. 

Ao longo do mês, o programa Se Cuide, Te Amo! – Uma ação do coração da UFMS segue suas atividades de atendimento e cuidado com os servidores, professores e estudantes, com o objetivo de acolhê-los no enfrentamento dos desafios impostos pelo coronavírus.

Durante a sexta-feira, 2, o Monumento Símbolo da UFMS ficou iluminado na cor azul, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. No restante de abril ele fica iluminado na cor verde, de acordo com o tema da campanha Eu Respeito.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Leticia Bueno