Sala de vacinas oferece imunização a toda a comunidade

A Sala de vacinas da Clínica Escola Integrada da UFMS está funcionando em horário especial durante a pandemia de Covid-19. O atendimento é aberto a toda a comunidade e realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30.

Para se imunizar é preciso levar um documento de identificação e, se possível, o cartão do SUS e a carteira de vacinação. Seguindo o Plano de Biossegurança da UFMS e demais orientações das instituições de saúde, o uso de máscaras é obrigatório no local e há álcool em gel para higienização das mãos.

São fornecidas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e, neste ano, a UFMS apoia as Campanhas Multivacinação e  de Vacinação contra a Poliomelite do Ministério da Saúde, que visam atualizar a caderneta de crianças e adolescentes no país.

A enfermeira da Sala de Vacinas da UFMS, Adriana Espíndola, reforça a importância de manter a caderneta atualizada. “Principalmente as crianças que estão ainda recebendo as primeiras doses de cada vacina, é importante não deixar atrasar para que elas não corram risco de adquirir algumas dessas doenças. Ficamos muito focados no que tá acontecendo na pandemia e esquecemos que existem muitas outras doenças que também são muito sérias, muito perigosas e as vacinas são importantes para prevenir isso”.

A iniciativa continua até 30 de outubro e incentiva o controle e eliminação de doenças imunopreveníveis. Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações oferece 18 vacinas para crianças e adolescentes. Para as crianças, estão disponíveis: BCG; Hepatite B; Poliomelite 1,2,3; Poliomelite 1,3; Rotavírus humano; DTP + Hib +HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A; Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV) e Varicela, pneumocócica 23-valente, indicada para a população indígena a partir de cinco anos de idade.

No caso dos adolescentes, as vacinas disponíveis são:  Hepatite B; Difteria, Tétano (dT); Febre Amarela; Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada) e Pneumocócica 23-valente.

A imunização contra a Poliomelite tem como público-alvo crianças de 12 meses a menores de cinco anos de idade. A meta é de que a cobertura atinja 95% desta população. De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunização, até agosto de 2020 nenhuma cobertura vacinal proposta para crianças de até dois anos de idade atingiu 60% e a recomendação é de que os índices se mantenham entre 90 e 95%.

Apesar de o foco das campanhas estar em crianças e adolescentes, adultos também podem atualizar a Caderneta de vacinação. Por meio do sistema é possível consultar quais doses estão faltando e é possível tomá-las em um único dia.

Mais informações sobre o atendimento na Sala de Vacinas da Clínica Escola Integrada da UFMS podem ser obtidas pelo telefone (67) 3345-7497.

 

Texto: Talita Oliveira