Roda de conversa debate atendimento ao público LGBT+

Na próxima terça-feira, 25, às 14 horas, a campanha Eu Respeito realiza a roda de conversa “Gênero e diversidade sexual na UFMS: desafios e acolhimento”. O evento on-line é aberto para professores, técnicos e estudantes, além de representantes da Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT do Estado de Mato Grosso do Sul. O encontro será por meio da Plataforma Google Meet.

“A campanha de maio é alusiva ao mês da diversidade, então estamos organizando rodas de conversas para que possamos fazer uma sensibilização tanto dos servidores quanto dos estudantes para atendimento ao público LGBT”, diz a diretora Marta Costa Beck, da Diretoria de Inclusão e Integração Estudantil (Diiest) da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis.

Para a psicóloga Rebeca de Lima Pompilho, do Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia (Centrho), órgão vinculado à Subsecretaria do Estado de Políticas Públicas LGBT, a parceria com a UFMS é fundamental. “Estamos trabalhando juntos para promoção da equidade e respeito no âmbito da diversidade. Somos plurais e a gente precisa dialogar, dar visibilidade para as questões de gênero, orientação sexual, assim como para os demais marcadores como raça, etnia, pessoas com deficiência, dentre outros”.

Ela ressaltou ainda que a roda de conversa da próxima terça-feira atende justamente a proposta de um espaço aberto de diálogo. “É um momento que permite tanto informar quanto identificar as demandas promovendo ambiente mais acolhedor, seguro e respeitoso. É o que a campanha Eu Respeito se propõe a fazer e vem fazendo desde o início”, declarou.

Na última terça-feira, 18, foi realizada uma roda de conversa exclusiva para servidores da Proaes e da Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT do Estado.

A técnica-administrativa Isaura Regina Castelo Branco participou da conversa e destacou que a iniciativa contribui para ampliar o conhecimento. “A roda nos proporcionou discussões importantes e nos permitiu conhecer melhor o tema”.

Para o intérprete de Libras Itamar Lopes dos Santos a roda de conversa proporcionou importantes debates e reflexões. “Vejo que a Universidade é lugar propício para debates e acredito que a atividade realizada vai contribuir muito para o nosso atendimento”, disse.

Eu Respeito

Em maio, a campanha Eu Respeito destaca o trabalho desempenhado por todos os professores e técnicos-administrativos e estudantes da Universidade. São várias programações ao longo do mês. A Universidade também segue promovendo atividades do programa Se Cuide, Te Amo! – Uma ação do coração da UFMS, que visa o cuidado com a comunidade acadêmica e sua saúde mental e física, principalmente nestes tempos de pandemia, e o Monumento Símbolo está iluminado com a cor amarela, em alusão ao Maio Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre segurança no trânsito.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Christiane Reis