Repórter Júnior aproxima alunos e professores da Educação Básica da comunicação

Está aberta a seleção para o projeto de extensão Prática Educomunicativa – Repórter Júnior, que tem o objetivo de aproximar alunos e professores do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares de Campo Grande da comunicação e do jornalismo. Por meio dele, os participantes realizarão a cobertura jornalística educomunicativa do Integra UFMS 2022, maior evento científico de Mato Grosso do Sul. São 30 vagas para repórteres juniores e 15 para tutores. As inscrições são gratuitas e on-line e devem ser feitas até 11 de setembro.

Em sua quinta edição, as oficinas preparatórias voltarão a ser presenciais e estão divididas em quatros áreas: vídeo, rádio, texto e fotografia, e mídias sociais. Os encontros serão mediados pelos estudantes e integrantes da Brava – Empresa Júnior do Curso de Jornalismo. Serão cinco encontros, sempre aos sábados, no período matutino ou vespertino, nos dias 17 e 24 de setembro e 1º, 8 e 22 de outubro, no prédio do Complexo EaD e Escola de Extensão, onde está localizada a Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom).

Segundo a diretora da Agecom e coordenadora do projeto, Rose Mara Pinheiro, no Repórter Júnior, as atividades são realizadas com base na Educomunicação e procuram dar o protagonismo do estudante frente ao seu conhecimento. A Educomunicação é um conceito novo que tem se firmado como uma proposta de apropriação dos meios de comunicação, mas com foco nas relações, no diálogo, no protagonismo do aluno e no papel do professor como mediador”, explica. O projeto de extensão é fruto da pesquisa “A contribuição da educomunicação para o ensino superior”, que é realizado desde 2018.

Na hora da inscrição, o aluno deve preencher o formulário e elaborar um texto de até 10 linhas respondendo à pergunta: “Por que quero participar da cobertura jornalística educomunicativa durante o Integra UFMS 2022?”. Também deverá ser enviado um vídeo de apresentação pessoal de no máximo um minuto, que pode ser gravado, editado e pensado de forma livre. Já os professores devem preencher o formulário específico para tutor.

Para auxiliar os interessados com informações sobre o projeto, o conceito da Educomunicação, como realizar a inscrição, gravar e enviar o vídeo, os bolsistas do Repórter Júnior estão produzindo conteúdos explicativos para o Instagram. “Nós nos reunimos para pensar em posts, em legendas, e é uma troca de experiências muito boa. Tem sido muito trabalhoso, porém muito satisfatório também, o processo de pensar nas atividades. O projeto volta a ser presencial e com isso vem muitas novidades para sentirem como é ser um repórter e se apaixonarem pela comunicação da melhor maneira”, explica o estudante de Jornalismo Arthur Ayres.

O projeto já atendeu aproximadamente 100 repórteres juniores e 30 tutores voluntários nos últimos cinco anos. O estudante de Ciências Biológicas Caio Augusto Borges foi um dos alunos participantes. Ele esteve na segunda edição do projeto, em 2019, quando o Integra foi realizado como parte da programação da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, na Cidade Universitária. Para ele, a experiência no projeto ajudou a melhorar suas habilidades comunicativas e redação de textos.

“Oriundo integramente de escola pública, eu tinha muito medo de não alcançar uma boa nota no período dos vestibulares. Durante as oficinas de redação do Repórter Junior, aprendi a analisar os vários lados que um fato tem ao ser noticiado a depender da vivência de quem os conta, bem como o que eu deveria explorar para construir um texto relevante, claro e coeso. Toda essa bagagem me auxiliou a tirar 980 na redação do Enem, incentivando meu senso crítico através da leitura e interpretação de textos e materiais jornalísticos”, conta.

Os materiais produzidos pelos repórteres e tutores serão divulgados na página do Integra UFMS, na Rádio Educativa 99.9 FM, na TV UFMS, e compartilhados nas redes sociais e perfis institucionais da Universidade.

Integra UFMS

O maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul será realizado de 24 a 28 de outubro, na Cidade Universitária. Estudantes de graduação e de pós-graduação, professores, técnicos e egressos participam com apresentação de trabalhos vinculados a projetos, programas ou ações institucionais de extensão, ensino, pesquisa e inovação da UFMS. Ao final do evento, os mais bem avaliados em cada categoria são premiados.

Em 2022, a programação inclui apresentações presenciais, seminários digitais e atividades culturais. A novidade deste ano é que os estudantes poderão apresentar seus trabalhos para alunos dos ensinos fundamental  e médio, em escolas de Campo Grande e nas nove cidades onde há Câmpus da Universidade.

Texto: Thayná Oliveira

Edital_Agecom_nº11_cobertura_Integra