Região de Três Lagoas terá projeto de Telessaúde da UFMS em parceria com o estado

Utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no apoio ao desenvolvimento das ações de educação e assistência à saúde, principalmente no âmbito da Atenção Básica, esta é a proposta do projeto de Telessaúde que será desenvolvido no Campus de Três Lagoas.

De acordo com a coordenadora do projeto, Juliana Dias Reis Pessalácia, durante o período de pandemia serão realizadas ações específicas no município de Três Lagoas, por meio de parceria estabelecida com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (SMSP) e também direcionadas à região do Bolsão pelo acordo de cooperação que será assinado com a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Coordenadoria Estadual de Telessaúde de Mato Grosso do Sul.

“Dentre as ações previstas, encontram-se a produção de materiais educativos digitais, criação de fórum de dúvidas nas redes sociais, ações educativas e de acompanhamento das necessidades de pacientes portadores de doenças crônicas, bem como realização de pesquisa voltada ao diagnóstico situacional acerca do nível de informação da comunidade sobre a Covid-19 e cuidados durante o período de isolamento”, destaca.

As ações em parceria com a Coordenadoria Estadual de Telessaúde de Mato Grosso do Sul  envolverão inicialmente o cadastramento de um grupo de 17 professores como teleconsultores, entre médicos de diferentes especialidades, enfermeiras, farmacêutico e  psicólogo.

Estes profissionais poderão também colaborar desenvolvendo atividades de teleeducação, tais como webconferências e produção de vídeos e orientações. As ações de teleconsultoria serão direcionadas às demandas da Atenção Básica da região do Bolsão e as ações de teleeducação serão disponibilizadas na página do núcleo no estado, no endereço: http://telessaude.saude.ms.gov.br/portal/. Participarão das ações acadêmicos bolsistas e voluntários de extensão.

A coordenadora do projeto ressalta que o Plano de Trabalho para o Acordo de Cooperação que será estabelecido entre a UFMS e a Coordenadoria Estadual de Telessaúde de Mato Grosso do Sul está na etapa final de construção e deve se estender para o período pós pandemia. “.As ações futuras envolverão os cursos de Medicina e Enfermagem do CPTL, durante as atividades de ensino, pesquisa e extensão a serem desenvolvidas na Sessão Clínica Integrada do Campus, colaborando para o aperfeiçoamento da tríade universitária, ensino, pesquisa e extensão, e para o atendimento das demandas comunitárias de saúde, evidenciando-se o papel social da universidade”, finaliza Juliana.

Texto: Miriam Valadares