Projeto movimenta músicos da Camerata Madeiras Dedilhadas da UFMS

Em funcionamento desde 2013, o grupo “Camerata Madeiras Dedilhadas da UFMS” está se reinventando para que não haja grandes perdas com a paralisação das atividades presenciais.

Por isso, acaba de ser lançado, dentro do edital “UFMS contra o Coronavírus”, o projeto “Preparação de material e estudo individual da “Camerata Madeiras Dedilhadas da UFMS”, coordenado pelo técnico e professor do curso de Música da UFMS Rafael Salgado.

O projeto tem como objetivo realizar transcrições e arranjos musicais para o grupo “Camerata Madeiras Dedilhadas da UFMS” com intuito de preparar material ao grupo para a volta das atividades e cumprir tarefas estipuladas pelo orientador com relação aos músicos.

“Outro objetivo importante é manter as atividades dos integrantes do grupo no sentido de possibilitar ações que inclusive previnam estresse, ociosidade e possíveis danos psicológicos causados pela situação vigente”, afirma Rafael.

No momento, o grupo está realizando estudos em casa de forma individual.  Os integrantes – que variam entre 15 e 18, são docentes, técnicos, egressos e acadêmicos do curso de Música e também da comunidade externa.

Inicialmente, os docentes e o coordenador do projeto estão elaborando o cronograma e a transcrição de arranjos, com apoio do bolsista. Depois serão feitas a distribuição e as práticas individuais em casa do repertório dado; seguido de reunião virtual para possíveis ajustes das transcrições e tentativa de ensaio virtual e preparação para a volta às atividades presenciais.

Os colaboradores do projeto esperam realizar apresentações musicais com o grupo assim que houver o fim da  pandemia e, consequentemente, do isolamento social.

Texto: Paula Pimenta