Projeto ensina Direito por meio do cinema e da arte

O projeto Cin&Art, desenvolvido pelo curso de Direito do Campus de Três Lagoas, visa ensinar sobre a área por meio de produções cinematográficas, com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico e propor reflexões sobre a contribuição dos meios audiovisuais para a construção do conhecimento jurídico.

Os encontros são semanais e realizados ao vivo pelo aplicativo Discord. Após a exibição do filme, o facilitador inicia a discussão sobre a temática exibida e, em seguida, os demais integrantes podem fazer suas colocações, expor dúvidas, críticas e comentários. Também são realizadas enquetes relacionadas aos tópicos apresentados pelas produções.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Heloisa Portugal, o processo de ensino e aprendizagem, quando divertido, tem maior fixação e estímulo pelos educandos. “O aprender por meio de filmes propicia por si só uma atração especial, é envolvente, mobiliza a atenção concentrada e envolve o espectador. A cada filme, a cada grupo, surgem novas abordagens, novos olhares, o que acarreta uma aprendizagem contínua tanto para os educadores quanto para os educandos”, afirma.

Ana Caroline Yukorvic, vice-presidente do Centro Acadêmico do curso de Direito do CPTL (CAOM), ressalta sua alegria em participar e colaborar com o Cin&Art e conta que pretendem continuar com a execução do projeto mesmo após o fim da quarentena. “É uma iniciativa incrível e oportuna. Observamos que os acadêmicos se engajaram e se aproximaram através desta iniciativa, o que também é muito importante para a manutenção da saúde mental dos mesmos e esperamos que as inscrições ainda aumentem”.

O projeto já exibiu os filmes “A onda”, “E agora, para onde vamos?” e “Ela”, sendo que no último encontro a psicóloga do Centro de Referência de Atendimento à Mulher, Aline da Rocha Schultz, participou do debate. Participam das atividades estudantes dos cursos de Enfermagem, Direito, Administração e Ciências Contábeis, bem como estudantes do Campus do Pantanal e da Cidade Universitária.

Para participar do projeto, basta se inscrever via formulário. Serão emitidos certificados de até 20 horas complementares, sendo que cada sessão tem a validade de cinco horas. A programação conta com o filme “Sérgio”, no dia 16 de maio e “A Doutrina do Choque”, no dia 23 de maio. Ambos os encontros iniciam às 16h30.

Texto: Evelyn Souza (estagiária da Agecom no CPTL)