Projeto de extensão promove bem-estar com aulas de Yoga gratuitas

O projeto de extensão “Conexão e bem-estar por meio do Yoga” está com inscrições abertas e inicia as aulas na próxima segunda-feira (10). No mês de janeiro, os exercícios serão à distância, com atividades online no período da manhã e da tarde. A partir de fevereiro, as aulas serão presenciais.

A coordenadora do projeto e professora do Instituto de Biociências (Inbio), Flávia Maria Leme, explica que o Yoga combina práticas físicas, as chamadas asanas, com técnicas de respiração, meditação e relaxamento. As vantagens de praticar a atividade são inúmeras, e os exercícios ajudam a promover não só a melhora na saúde do corpo, mas também o bem-estar mental. 

“Melhora a qualidade de vida, reduzindo estresse, ansiedade e diminui frequência cardíaca. Em momentos estressantes, a prática do controle da respiração vai ajudar a pessoa a estar mais consciente em momentos de pressão. Também alivia depressão, insônia, melhora a aptidão física, traz mais força e flexibilidade”, lista a coordenadora.

A prática do Yoga também é recomendada para quem passa muito tempo sentado, como pessoas que trabalham em home office ou escritórios, em frente a um computador. Os exercícios ajudam a melhorar a postura corporal e aliviam dores na coluna.

A professora Flávia Leme conta que os praticantes podem perceber melhoras até em relação à autoestima, já que o exercício estimula o sistema endócrino. “Auxilia na regulação das secreções dos hormônios, ajudando na questão da autoestima, no empoderamento pessoal. A execução das asanas (posturas) vai promover a massagem sobre essas glândulas do sistema endócrino, fazendo o equilíbrio das secreções hormonais que estão relacionadas a estes sentimentos”.

A coordenadora do projeto explica que, depois da inscrição, os selecionados recebem um formulário para fornecer detalhes sobre a saúde, de modo que as aulas sejam adequadas conforme as necessidades dos alunos. Ela reforça que o Yoga não tem restrições, mas algumas pessoas precisam de orientações diferentes durante a prática dos exercícios. 

“Cada pessoa vai preencher o formulário, onde vai colocar seu histórico de saúde, para que, durante a aula, a gente tenha alguns cuidados específicos. No caso de pessoas com pressão alta, algumas posturas vão ser evitadas, para pessoas com glaucoma também”, pontua.

Para os interessados, as inscrições podem ser feitas por meio do formulário on-line. O prazo é contínuo, ou seja, quem se inscreve pode iniciar as atividades. No formulário, é preciso fornecer informações pessoais e escolher se quer iniciar as aulas ainda em janeiro ou somente a partir de fevereiro. Os dias disponíveis para as atividades são segunda, quarta e sexta-feira às 6 horas ou quartas e sextas às 16 horas. Os interessados ainda podem optar por praticar Yoga uma, duas ou três vezes por semana.

Texto: Mylena Rocha