Programas de estudos no exterior oferecem bolsas

A Universidade de Genebra na Suíça e o Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne (EPFL) selecionam bolsistas para o período letivo de 2021/2022. As oportunidades podem ser conferidas no site da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova).

O diretor da Aginova, Saulo Gomes Moreira comentou que a possibilidade de realizar estudos de mestrado, doutorado e pós-doutorado no exterior, em universidades que apresentam elevado nível de excelência acadêmica, representa excelentes oportunidades de atuar em diversas áreas temáticas e trabalhar naquilo que há de mais avançado. “Além de tudo aquilo que uma experiência de vivência internacional agrega à formação pessoal do estudante, do pesquisador, o ganho técnico científico também para sua formação é extremamente relevante”. O professor ressaltou ainda que a possibilidade de escolha por algumas modalidades dentro desses programas permite a continuidade de pesquisas já realizadas no Brasil, de maneira que o desenvolvimento técnico científico do estudante e pesquisador seja ainda maior.

 

Genebra

O Programa Master of Advanced Studies in European and  International Governance (MEIG) é organizado pela Universidade de Genebra em cooperação com o Escritório das Nações Unidas em Genebra (UNOG). A duração é de 10 meses, de setembro a julho, e a realização é em 10 módulos temáticos seguidos de um projeto final.

O MEIG é ofertado totalmente em inglês e cobre áreas temáticas como Direitos Humanos e Migração; Paz, Segurança e Assuntos Humanitários; Governança Digital; Comércio Internacional e Desenvolvimento; Saúde e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas, bem como a parceria público-privada para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A 2° chamada está aberta até 31 de dezembro e a 3ª até 15 de fevereiro. Mais informações sobre essa oportunidade podem ser obtidas neste link, no site da Aginova.

 

Lausanne

O Programa de Talento para Pesquisa de Defesa Cibernética é realizado pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne (EPFL) em parceria com o Cyber Defence Campus (CYD). O objetivo é promover novas soluções para os principais desafios nas áreas de segurança e ciência de dados, reunindo pesquisa básica e aplicada em defesa cibernética.

As inscrições para bolsas de doutorado e pós-doutorado podem ser feitas até 15 de fevereiro de 2021. Já para bolsas de mestrado o processo é contínuo, ou seja, interessados podem se inscrever a qualquer tempo.

Mais informações sobre bolsas em Lusanne podem ser obtidas neste link, no site da Aginova.

 

Texto: Ariane Comineti