Programa incentiva a formação de professores para a educação básica

Implantado pela Capes em 2018, o Programa de Residência Pedagógica (RP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. O objetivo é contribuir com a formação dos estudantes dos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do acadêmico no cotidiano da escola de educação básica. Desde a sua implantação, a UFMS aderiu ao programa e tem buscado uma articulação com as escolas nos municípios em que possui câmpus o desenvolvimento das atividades, envolvendo os estudantes e o orientador da UFMS e os professores das escolas.

“A participação dos estudantes no programa além de contribuir de maneira significativa na formação dos mesmos, fortalece e amplia a relação entre a Universidade e as escolas públicas de educação básica”, ressalta a coordenadora de Desenvolvimento e Avaliação do Ensino da Pró-reitoria de Graduação Heloísa Costa. Dentre as atividades estão a discussão do cotidiano na escola, planejar e executar ações e avaliar as propostas de forma a articular teoria e prática, garantindo, assim, experiências efetivas e contínuas ao residente.

De acordo com a coordenadora institucional do RP na UFMS Marta Costa Beck, para participar o estudante deve estar regularmente matriculado a partir da segunda metade do curso de Licenciatura ao qual o subprojeto se refere, ter cursado no mínimo 50% do curso ou estar cursando a partir do quinto período e atender ao regulamento de estágio de seu curso. “Todos os cursos de licenciatura da UFMS interessados em desenvolver as atividades propostas no programa foram inscritos e contemplados com bolsas”, diz Marta.

O processo seletivo de 2020 para as 360 vagas para bolsistas e 90 vagas para voluntários está aberto e as inscrições podem ser feitas até o dia 19 de agosto aqui. Foram contemplados diversos cursos como Ciências Biológicas, Ciências Socias, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras–Português, Letras–Português/Espanhol, Letras–Português/Inglês, Letras–Português/Literatura, Matemática, Química e Pedagogia, da Cidade Universitária e dos câmpus de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Para se inscrever, o estudante deverá logar com o passaporte e senha da UFMS no site, confirmar seus dados, concordar com o termo de compromisso, anexar, em formato pdf, a cópia do currículo, cadastrado na Plataforma Capes da Educação Básica, disponível no endereço eletrônico https://eb.capes.gov.br/, e submeter e finalizar a inscrição. “Ainda, na Plataforma Capes da Educação Básica, após preencher o currículo com as informações do estudante, há uma aba com a possibilidade de gerar o documento em pdf para anexar na página da inscrição do processo seletivo. Os demais dados do estudante serão buscados, automaticamente, no Siscad, no momento que o mesmo logar no sistema de seleção”, comenta Heloísa.

Mais informações estão disponíveis no edital ou podem ser obtidas junto aos coordenadores de curso, professores orientadores e coordenação institucional no e-mail rp.prograd@ufms.br.

Texto: Vanessa Amin, com informações da Prograd