Programa de incubação da Pime UFMS receberá propostas de ideias inovadoras

As inscrições para seleção de novos empreendimentos para o programa de incubação da Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime), vinculada à Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova) serão abertas na próxima quinta-feira, 25 de novembro. O edital visa apoiar a formação, crescimento e consolidação de ações empreendedoras alinhadas ao desenvolvimento regional sustentável.

Segundo o diretor da Aginova, Saulo Gomes Moreira, a incubadora promove um conjunto de suportes para os empreendimentos, como infraestrutura física, assessorias, consultorias e mentorias. A finalidade é que o empreendimento alcance o nível de maturidade adequado para a consolidação do novo negócio. “Especialmente se tratando de uma incubadora vinculada a uma universidade, uma universidade de excelência como é a UFMS, os empreendimentos que estejam incubados na Pime tem a possibilidade de acesso aos diversos grupos de pesquisa e laboratórios, toda a infraestrutura da Universidade, que é muito rica, e isso pode favorecer muito o desenvolvimento dos empreendimentos nos anos iniciais”, complementa.

De início, serão oferecidas quatro vagas para empreendimentos na modalidade Módulo de Produção e três vagas para Módulo Administrativo. Em ambos, as empresas recebem apoio e podem ocupar seus respectivos módulos na sede física da Pime, localizada na Cidade Universitária, em Campo Grande. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) até dia 15 de dezembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100 e o pagamento deve ser feito por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU).

São elegíveis para seleção no programa de incubação da Pime, empresas inovadoras, em fase inicial de desenvolvimento, com CNPJ criado em até 18 meses, e que objetivam desenvolver seus empreendimentos e agregar valor aos seus processos, produtos e/ou serviços.

As propostas submetidas serão avaliadas por uma banca avaliadora. Serão critérios de avaliação, o grau de inovação do produto/serviço, potencial mercadológico, viabilidade técnica e econômica, clareza do modelo de negócio, capacidade técnica e empreendedora da equipe, potencial de geração de propriedade intelectual e potencial de desenvolvimento social e responsabilidade socioambiental.

Inovação em Mato Grosso do Sul

Até 16 de dezembro, estão abertas as inscrições para o Programa Centelha MS, que tem como objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores e a disseminação da cultura empreendedora com o oferecimento de capacitações, recursos financeiros e suporte necessário para o desenvolvimento de ideias inovadoras.

A realização do Centelha é uma parceria entre o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O diretor da Aginova explica que as propostas aprovadas no programa podem ser colocadas em prática com o suporte dado pela Pantanal Incubadora Mistas de Empresas da UFMS. “A abertura de editais de seleção de novos empreendimentos da Pime permite que eventuais contemplados durante o Centelha possam ter uma possibilidade de complementar o processo de fortalecimento e consolidação do empreendimento, da inovação que vai ser desenvolvida. Sendo contemplados ou não, eles tem a possibilidade de incubar seus empreendimentos dentro da Pime e ter todo o suporte necessário para que o empreendimento se desenvolva de uma forma satisfatória”.

Mais informações sobre o processo seletivo da Pantanal Incubadora Mistas de Empresas podem ser obtidas em pime.ufms.br ou pelo e-mail sec.pime@ufms.br.

Texto: Bianca Tobin (Estagiária de Jornalismo da Agecom)