Programa de extensão promove ações de empreendedorismo social junto à Enactus Brasil

Estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade já podem se inscrever no programa de extensão “Times Enactus UFMS – desenvolvendo e fortalecendo o empreendedorismo social em Mato Grosso do Sul”. Ao todo serão compostos 10 grupos, um em cada Câmpus, com no mínimo 10 participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line.

As ações irão envolver as comunidades locais que são os pontos centrais da iniciativa. “Vamos estudar o contexto, o entorno de cada unidade e as comunidades com as quais poderemos trabalhar. A ideia é irmos conhecendo os problemas de cada uma e, junto a elas, desenharmos soluções. A proposta é que cada Time Enactus UFMS tenha pelo menos um projeto em andamento, mas o que usualmente ocorre é que isso se desenvolve para mais”, explica o coordenador do programa na Universidade, Geraldino Carneiro de Araújo.

A Enactus é um movimento mundial que nasceu nos Estados Unidos e que tem como foco as ações de empreendedorismo social desenvolvidas por estudantes. “No país ele surgiu em 2012 como ‘Enactus Brasil’ e é uma rede que envolve além dos estudantes, professores, líderes organizacionais e uma organização em si que é o ‘Escritório Enactus’, que dá suporte a toda ação”,

Segundo o professor não há um limite de participantes por grupo, mas assim que cada grupo atingir o mínimo de 10 participantes, os estudantes já poderão começar a formação junto à Enactus Brasil. A capacitação será on-line, com 30 dias de duração e três encontros síncronos.

“Os estudantes precisam passar por essa formação e os professores são convidados a conhecerem o processo. Uma vez finalizada essa fase, os times serão reconhecidos e poderão então participar dos editais aos quais a Enactus Brasil se vincula. Há também um encontro nacional que chamamos de campeonato, mas é mais um espaço de conversa, troca de experiências, de diálogo entre estudantes e professores, entre a rede de participantes de todo o país”, apontou.

Na UFMS, os Câmpus de Paranaíba e de Três Lagoas já tinham ações da Enactus. Em março de 2020, a presidente da Enactus Brasil, Joana Rudiger, conduziu a aula magna na programação especial da Recepção de Calouros e assinou, junto ao reitor Marcelo Turine, o protocolo de intenções entre as instituições para a criação dos times. As atividades tiveram de ser paralisadas por conta da pandemia e estão sendo retomadas agora, com o programa de extensão.

Os grupos de estudantes da UFMS serão acompanhados por um professor conselheiro. Os docentes em cada Câmpus serão:

1. Time Enactus UFMS Aquidauana – Ana Graziele Lourenço Toledo
  2. Time Enactus UFMS Chapadão do Sul – Wallace da Silva de Almeida
  3. Time Enactus UFMS Coxim – Guilherme Sampieri Santinho
  4. Time Enactus UFMS Naviraí – Sibelly Resch
  5. Time Enactus UFMS Nova Andradina – Fabiano Greter Moreira
  6. Time Enactus UFMS Corumbá – Wilson Ravelli Elizeu Maciel
  7. Time Enactus UFMS Paranaíba – Ana Claudia dos Santos
  8. Time Enactus UFMS Ponta Porã – David Fernando Ramos
  9. Time Enactus UFMS Três Lagoas – Diego Gilberto Ferber Pineyrua
  10. Time Enactus UFMS Campo Grande – Luciana Contrera (INISA), Jucele França de Alencar Vasconcellos (FACOM) e Geraldino Carneiro de Araújo (ESAN)

Mais informações sobre o empreendedorismo social e as ações da Enactus Brasil podem ser acessadas neste link.

Texto: Ariane Comineti