Os especialistas em Cuidados Paliativos do Humap-UFMS/Ebserh

Profissionais do Humap-UFMS/Ebserh ministram palestra no Senac HUB

Os especialistas em Cuidados Paliativos do hospital foram convidados a participar da Semana da Enfermagem promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Convidados pela enfermeira Vania Jackleine Ramosm os profissionais do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), Drª Rosângela Rigo, Enfermeiro José Wellington Cunha Nunes, Farmacêutico Paulo Victor Rocha Silva e Assistente Social Júlia Sezara de Almeida Carrasco ministraram no dia 11 de maio de 2022 uma palestra sobre Cuidados Paliativos.

A palestra fez parte da Semana da Enfermagem do Senac HUB e foi direcionado para as trumas 65 e 85 de enfermagem e abordam temas como: cuidados paliativos, finitude e morte.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, “Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais” (WHO, 2002).

A importância do papel da enfermagem nos cuidados paliativos é de suma importância para todos os profissionais da saúde. Principalmente para entender o verdadeiro significado da vida e a importância de resiginificar a finitude e a morte, de forma a proteger o paciente, proporcionando conforto e todos os cuidados necessários no momento da partida.

“Dentro da perspectiva “Ensinar para transformar o cuidar”, o NEPAE-CP (Núcleo de Ensino, Pesquisa, Assistência e Extensão em Cuidados Paliativos) tem o papel de multiplicador, expandindo os princípios dos Cuidados Paliativos, nestes espaços formadores. O objetivo é disseminar o conhecimento sobre a temática não só para o município de Campo Grande, mas para todo o Estado do Mato Grosso do Sul, atendendo, principalmente, às equipes da Atenção Básica, a fim de proporcionar uma “boa morte” para os pacientes e acolhendo a sua família”, explica a Dra. Rosangela Rigo Coordenadora do NEPAE-CP.

“ Ficamos muito honrados com o convite e, principalmente, em saber que temos profissionais que são referência na área para compartilhar a experiência e conhecimento sobre o assunto. Sabemos o quanto é um momento deliciado e que precisa ser tratado da forma mais cuidados possível. Agradecemos ao Senac HUB pelo convite”, ressalta o Prof. Dr. Cláudio César da Silva, Superintendente do Humap-UFMS/Ebserh.

 

Cuidados paliativos

Para auxiliar pacientes a terem qualidade de vida e também uma morte digna foi formado o Núcleo de Ensino, Pesquisa, Assistência e Extensão em Cuidados Paliativos (Nepae CP) dentro do Humap-UFMS.

Segundo definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do Humap-UFMS