Professores podem inscrever disciplinas e voluntários para Programa de Monitoria

Estão abertas as inscrições para o cadastro de disciplinas e monitores voluntários nos cursos de graduação da UFMS. A iniciativa faz parte do Programa Institucional de Monitoria (PIM), com o propósito de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. 

“O programa contribui com a valorização e o fortalecimento da formação acadêmica tanto dos monitores, como dos estudantes da disciplina que serão atendidos”, ressalta a pró-reitora de Graduação em exercício, Heloisa Laura Queiroz Gonçalves da Costa.

Os selecionados atuarão como auxiliares dos professores em ações como correção de exercícios, desenvolvimento de atividades práticas e oferta de plantão para tirar dúvidas a respeito dos temas abordados em aula.

Segundo a pró-reitora em exercício, as monitorias são importantes para o aumento da aprovação nos cursos de graduação. “O programa busca a melhoria no ensino por meio da articulação entre teoria e prática, envolvendo discentes e professores em atividades didático-pedagógicas”, reforça.

Para ser monitor, o estudante precisa ter cursado a disciplina com aprovação, ou ter sido dispensado por aproveitamento de estudos. Além disso, o acadêmico deve dispor de 12 horas semanais para as atividades e não pode estar cumprindo sanção disciplinar.

Inscrições

Os professores interessados em solicitar monitores para suas disciplinas precisam preencher o Plano de Trabalho diretamente no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj). A indicação do candidato será feita pelos próprios docentes, e o acadêmico precisa aceitar a participação pelo sistema. As inscrições seguem em fluxo contínuo até o dia 20 de novembro. 

Após a submissão da proposta, o Conselho da Unidade tem até sete dias para manifestação. O enquadramento, no SIGProj, será feito até cinco dias depois. A homologação está prevista no prazo de até dez dias após o enquadramento. 

Conforme o edital, todas as disciplinas podem ter monitores voluntários, com exceção das matérias ofertadas pela primeira vez no curso, do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e do estágio obrigatório. O plano proposto pelo professor deve indicar o período letivo do Calendário Acadêmico de 2022 em que as atividades serão desenvolvidas. 

Acesse o edital para saber mais sobre o cadastro:

Download (PDF, 316KB)

Texto: Mylena Rocha