Professores já podem submeter projetos de ensino de graduação

Com o objetivo de promover o desenvolvimento dos estudantes e diversificar o processo de ensino-aprendizagem a UFMS tem, anualmente, incentivado o desenvolvimento e cadastro de projetos de ensino de graduação.

“O cadastro é de suma importância, pois promove o desenvolvimento dos estudantes, buscando diversificar os processos de ensino-aprendizagem, estimulando a cultura do empreendedorismo, da criatividade e da inovação, além do reconhecimento institucional como ação de ensino, podendo o projeto obter a concessão de apoio financeiro para realização das atividades previstas. Desta forma, quanto antes for cadastrado mais rapidamente os estudantes podem ser beneficiados”, fala o pró-reitor de Graduação (Prograd) em exercício Anderson Viçoso de Araújo.

Podem ser cadastrados como projetos: atividades realizadas em sala de aula com articulação entre dois ou mais professores, atividades extraclasse, de campo ou aquelas que tenham como resultado a criação ou apresentação de um produto. Os objetivos são promover a interdisciplinaridade, contribuir para a avaliação do trabalho pedagógico, despertar a cultura do empreendedorismo e criatividade, propor articulações com outras unidades e setores da UFMS, favorecer a socialização do conhecimento junto a outras redes de ensino e promover a participação ou realização de eventos.

“Ao longo de 2022, foram cadastrados, por meio do Edital nº 24 da Prograd, 189 Projetos de Ensino de Graduação, de 67 cursos, contando com a participação de 868 estudantes, de 25 Unidades de Administração Setoriais. Com estas ações foram impactados 4.743 estudantes dos cursos de graduação vinculados aos projetos”, destaca Anderson.

Os projetos podem ter duração de um a 60 meses e devem ser cadastrados no Sigproj. O prazo final é 1º de novembro, e os resultados são publicados em até dez dias após o enquadramento pela Prograd. Para submeter o projeto, o coordenador deve ser professor efetivo da UFMS, possuir currículo na Plataforma Lattes do CNPq, ORCiD e não ter pendências com a Prograd como coordenador de projeto.

Mais informações podem ser obtidas no edital ou pelo e-mail seppe.prograd@ufms.br.

Texto: Vanessa Amin