Professores e estudantes do Brasil e de outros seis países participam de workshop sobre Etnobiologia

Entre os dias 27 e 28 de maio, será realizada a primeira edição do Workshop de Etnobiologia da UFMS. O evento tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências e informações técnico-científicas no âmbito dos estudos e pesquisas na área. “Já estamos com 300 inscritos, entre profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação oriundos de 22 estados do Brasil, e de seis países: Portugal, França, México, Peru, Colômbia e Moçambique”, contam os organizadores e professores do Instituto de Biociências (Inbio) da UFMS Reinaldo Farias Paiva de Lucena e Camilla Marques de Lucena.

O evento é gratuito e será realizado de forma virtual, pelo YouTube. Na programação, constam palestras e mesas-redondas sobre diferentes temas da Etnobiologia. Os participantes terão direito à certificado. As inscrições ainda podem ser feitas aqui. “A região Centro-Oeste vem se destacando no campo da Etnobiologia e da Etnoecologia, tanto em relação ao ensino quanto à pesquisa em todos os níveis acadêmicos. Programas de Pós-Graduação contam com linhas de pesquisa diretamente relacionadas aos dois campos, contribuindo para a formação de novos profissionais na área. Cursos de Graduação apresentam, em suas grades curriculares, disciplinas relacionadas à Etnobiologia, como por exemplo na UFMS temos a disciplina optativa de Etnobotânica para os estudantes de Ciências Biológicas. A realização deste workshop vem para fortalecer este campo de conhecimento que ainda carece de maior reconhecimento e visibilidade nacional e internacional, principalmente por parte de órgãos financiadores de pesquisa científica”, destacam os organizadores

De acordo com o professor Reinaldo, o tema “Qual Etnobiologia propomos para a UFMS?” “evidencia o constante desafio da conciliação dos objetivos científicos com as prioridades das populações tradicionais, o reconhecimento dos seus direitos e a garantia da manutenção dos recursos naturais, valorizando a propriedade intelectual do conhecimento tradicional de cada população”. O workshop também busca apresentar as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Etnobotânica pelos professores Reinaldo e Camilla, responsáveis pelo setor de Botânica no Inbio.

“Será também um momento para avaliar o estágio atual das pesquisas nesta área e discutir eventuais redirecionamentos do seu enfoque. Para isso, contamos com a participação de pesquisadores de diferentes universidades do Brasil. As linhas temáticas evento são: Etnobiologia e mudanças climáticas; Manejo e domesticação de recursos genéticos; Etnobiologia evolutiva; Etnonutrição; Etnobiologia e filogenética. Pretendemos, ainda, buscar parcerias de pesquisa com diferentes pesquisadores e acadêmicos de diferentes unidades da UFMS, além de parcerias externas nacionais e internacionais”, dizem os organizadores. “Nosso objetivo é despertar o interesse de jovens estudantes de graduação e pós-graduação em participarem de pesquisas e ações de extensão etnobiológicas em âmbito local ou em outras partes do Centro-Oeste brasileiro. Nas ações de extensão, buscamos levar apoio técnico para as populações tradicionais e povos indígenas”, finalizam.

O workshop tem o apoio da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia. Para mais informações e dúvidas clique aqui.

Texto: Vanessa Amin