Professor da UFMS é nomeado para assumir Diretoria Científica da Fundect

O professor Nalvo Franco de Almeida Junior foi nomeado pelo governador do estado, Reinaldo Azambuja, para exercer a função de diretor-científico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). O Decreto “P” n. 25, de 6 de janeiro de 2021, formaliza a nomeação e foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Estado de ontem, 12.

O prof. Nalvo Franco atua na UFMS há mais de 30 anos

Nalvo é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e atuou como visiting scholar no Virginia Bioinformatics Institute. Professor na Faculdade de Computação (Facom) desde 1987, o pesquisador assumiu a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação de 2016 a 2020.

A Fundect é uma entidade vinculada ao Governo do Estado com o objetivo de conceder apoio financeiro e incentivar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação relevantes para o desenvolvimento econômico, cultural e social de Mato Grosso do Sul. Para receber fomento, os projetos precisam ser executados por pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas.

Analisar, acompanhar e avaliar as atividades de fomento científico, tecnológico e de inovação são deveres da Diretoria Científica, que agora será encabeçada pelo professor Nalvo. A unidade também é responsável pelo desenvolvimento e formação de recursos humanos apoiadas tanto pela Fundect quanto por demais órgãos de fomento. Anteriormente, o cargo de diretor-científico era ocupado por outro docente da UFMS: a professora Edna Scremin Dias, de 2018 a 2020.

Texto: Leticia Bueno (com informações da Fundect)