Pró-reitorias funcionam em novos espaços no Corredor Central

A partir de agora, as pró-reitorias de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) e Assuntos Estudantis (Proaes) passam a funcionar em novo espaço localizado no Corredor Central. A entrega das obras foi realizada na manhã de hoje, 21, pelo reitor Marcelo Turine e pela vice-reitora Camila Ítavo.

“É uma emoção grande estarmos aqui no Corredor Central, onde nasceu nossa Instituição. Construir novos prédios, novas estruturas é muito mais fácil do que revitalizar e efetuar reformas. O Corredor hoje está revitalizado, com acessibilidade e permitindo uma conectividade. É um lugar precioso que tinha sido todo terceirizado. Nosso movimento tem sido no sentido de juntar as pessoas e criar uma identidade. Tenho certeza que, aqui, as pró-reitorias vão cumprir ainda melhor a sua missão”, destacou o reitor.

A vice-reitora falou sobre os desafios impostos pelas mudanças. “Esse é um momento especial para todos nós. Mudar é difícil, fazer reformas então é sempre um desafio. Vamos caminhar juntos para que os dois espaços funcionem plenamente. Hoje, entregamos um projeto de Instituição, não apenas duas estruturas. Quando chegamos em 2016 tínhamos como missão fazer renascer a extensão, por meio da Proece, e fazer nascer a Proaes”, lembrou. “Se hoje a Universidade é um lugar melhor, é fruto do ‘sim’ de cada um de vocês. Então, que renovemos, todos os dias, esse ‘sim’, que é para o bem, para o amor, para o cuidado conosco e com a UFMS”.

“Essa mudança vem atender um anseio da comunidade acadêmica para trazer ao Setor 1, para mais perto, as pró-reitorias mais ligadas a ela. Em relação à logística, isso facilita a todos. Investimos em torno de R$450 mil nas reformas para dar mais conforto também aos servidores”, explicou o pró-reitor de Administração e Infraestrutura (Proadi) Augusto César Malheiros. “Isso é fruto de gestão e governança. Nas reformas, utilizamos no projeto um conceito aberto, promovendo maior integração entre os servidores, acabando com aquele maior número de salas nas quais as pessoas ficavam recolhidas e sem muita identificação. Esse tipo de design está se estendendo por outras unidades da Universidade e deverá ser o que devemos adotar nas áreas administrativas”, destacou.

O pró-reitor da Proaes Albert Schiaveto também falou sobre a maior proximidade proporcionada pelo novo local. “Estarmos no Corredor Central representa maior proximidade com os nossos estudantes da graduação e pós-graduação. Esse é um local nobre, com trânsito grande de acadêmicos. É um marco da nossa relação”, disse. “Já tínhamos parte da Proaes aqui. Nesta nova localização, todos os serviços de assistência estudantil, atenção à saúde mental dos estudantes, inclusão, acessibilidade, está concentrada no Corredor Central. Basta entrar e se dirigir à recepção onde o servidor vai atende-lo e direcioná-lo para a pessoa que pode auxiliá-lo em suas demandas”, reforçou Albert.

“A mudança reflete o carinho e cuidado com nossos servidores, pois o espaço ficou lindo, além, claro, da proximidade com nossos professores e acadêmicos. É uma vitória em todos os aspectos. O Corredor Central foi pensado como obra arquitetônica, na década de 1970, para unir os três antigos centros da Universidade: Humanas, Biológicas e Exatas. Estamos tão bem posicionados, isso é simbólico”, ressaltou o pró-reitor a Proece Marcelo Fernandes.

O Capelão Reis foi convidado para as palavras iniciais antes da inauguração dos novos espaços. “Olhem para este Corredor, ele é como uma estrada da esperança e a esperança ajuda as pessoas a servir. Nossa missão é servir! neste mesmo instante que entregarmos essas obras, um técnico no hospital realiza algum atendimento, um professor está dando aulas e os estudantes aprendendo. Recebemos os nossos jovens e eles depositam em nós o seu futuro, a sua confiança. O coração da UFMS está aqui. Deus nos abençoe, nos guarde!”, falou.

Também participaram da cerimônia a técnica da Proaes Isabel Araujo dos Santos e a diretora da Faculdade de Ciências Humanas, Vivina Dias Sol Queiros. “Tenho quase 40 e poucos anos de UFMS e sinto orgulho em passar aqui a maior parte do meu dia. Esta é a minha primeira casa. Espero que os gestores deem continuidade a tudo que vem sendo feito, pois a Universidade está muito linda. A educação influencia nossas vidas e desejo a todos nós que sejamos bem-vindos ao novo local”, frizou Isabel.

“É um prazer muito grande falar em nome dos meus colegas diretores. Falar da UFMS é falar da minha vida. Estudei no Câmpus de Aquidauana e depois ingressei na carreira acadêmica via concurso público. Se não fosse a Universidade, uma mulher preta, pobre e ribeirinha como eu não teria conseguido estudar. Hoje, sou diretora e digo que temos que usufruir dessa mudança das pró-reitorias para o Corredor, de tudo que a Universidade nos oferece. Parabéns à administração por essa iniciativa”, comentou Vivina.

Participaram da cerimônia, todos os pró-reitores, diretores de agências, institutos, faculdades e escola, entre outras unidades da administração central e setorial, servidores e estudantes. Também esteve presente o superintendente do Hospital Maria Aparecida Pedrossian (Humap-Ebserh/UFMS) Cláudio César da Silva e o diretor administrativo-financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura Carlos Eduardo Rabello.

 

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Marcelo Calazans