Primeiro dia de treinamento dá início ao Repórter Júnior 2019

Neste final de semana foi realizado o primeiro dia de treinamento dos voluntários selecionados para a cobertura jornalística Educomunicativa da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Integra UFMS.

O projeto de extensão reúne estudantes e professores da Rede Pública de Ensino Fundamental e Médio de Campo Grande. Os estudantes serão repórteres juniores e realizarão apuração, produção de conteúdos, registros fotográficos, edição e publicação de textos referentes aos eventos. Já os professores atuarão como tutores nessas atividades.

“Nós temos vários objetivos com essa proposta, como a relação da educomunicação com o jornalismo e propiciar a divulgação científica pelo ponto de vista do estudante, o que é uma missão muito interessante, porque você aproxima a ciência da escola de uma maneira diferente, que coloca o aluno como protagonista e aproxima a cobertura jornalística da ciência”, explica a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), professora Rose Pinheiro.

Este é o segundo ano que o Repórter Júnior está auxiliando na cobertura jornalística. Em 2018, os estudantes produziram conteúdos sobre o Integra UFMS. Este ano foi somada também a cobertura da SBPC Jovem. “Essa cobertura que os alunos vêm fazer vai ser bacana, porque vai mostrar para a comunidade uma visão do evento feita por quem o evento foi construído. A SBPC Jovem é um evento feito para o pessoal dessa idade, do Ensino Fundamental e Médio, então essa forma de apresentar o evento é muito bacana”, afirma a professora Luciana Montera, coordenadora local da SBPC 2019.

Os repórteres juniores e os tutores receberão treinamentos ministrados pela Brava, Empresa Júnior dos cursos de Comunicação da UFMS. Segundo a presidente da Brava, a acadêmica de Jornalismo Letícia Marquine, as cinco principais áreas jornalísticas serão abordadas durante os treinamentos para facilitar a missão dos participantes durante o evento. “O treinamento vai ocorrer em três finais de semana e a gente vai trabalhar TV, rádio, impresso, mídias sociais e fotografia. Vamos oferecer insumos básicos, porque a ideia é que eles fiquem livres nos eventos para criarem da forma como eles acharem melhor e não queremos que as questões técnicas comprometam a qualidade do trabalho que eles vão produzir”.

Participantes

A seleção do Repórter Júnior reuniu tanto estudantes que conheceram o projeto este ano quanto que participaram da edição passada, como é o caso de Elias Vilalva, 17 anos, da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva. “A minha experiência ano passado foi muito maravilhosa, eu aprendi muita coisa, principalmente sobre a área do Jornalismo, que é uma das áreas que eu pretendo seguir, e eu estou aqui para melhorar meu aprendizado e também porque esse ano tem a reunião da SBPC, um evento muito importante. Acho que esse ano vai ser tão ou mais gratificante do que ano passado”.

Ryan Soares, 17 anos, da Escola Estadual Lino Villacha, conta que ter contato com o Jornalismo irá ajudá-lo a definir qual curso deseja. “Eu resolvi participar, pois estou dividido entre prestar Ciências Contábeis, Comunicação ou Direito e o Repórter Júnior vai me ajudar a escolher qual faculdade eu quero cursar. Eu espero sair daqui com mais conhecimento, porque conhecimento nunca é demais”.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos, Cristiane Maciel, será uma das tutoras e ressalta a importância da aproximação dos estudantes com o meio acadêmico. “Essa experiência que os alunos vão ter de estar numa Cidade Universitária, junto com estudantes que já estão aqui desenvolvendo seus projetos e aprendendo, eles respirarem esse ar da Universidade, o ar de conhecimento, vai estimular o desejo de querer estar aqui dentro, de escolher um curso e até mesmo achar sua vocação”.

Texto: Leticia Bueno