Primeira empresa júnior do Câmpus de Nova Andradina é reconhecida pela UFMS

A empresa júnior UP Júnior, do curso de Engenharia de Produção do Câmpus de Nova Andradina, foi reconhecida pela Universidade. A primeira EJ da Unidade foi fundada em 31 de maio de 2021 e vai oferecer serviços de consultoria para empresas de pequeno, médio e grande porte.

O professor supervisor da EJ Marcelo Furlan explica que o objetivo da empresa júnior é auxiliar na formação de profissionais responsáveis e capazes de exercer com excelência a profissão. “A EJ fornece experiência de mercado aos alunos graduandos, através da oferta de serviços de qualidade e de baixo custo em relação ao mercado para os clientes. Vamos promover a melhoria contínua nas empresas, criando uma cultura de excelência e a expansão da Engenharia de Produção em Nova Andradina e região”.

Os integrantes da EJ irão trabalhar com ferramentas de melhoria contínua e de operações entre elas: Otimização de Processos, Análise de Layout e Arranjo Físico, Gestão de Desperdício, 5S, Gestão de Estoques, Seis Sigma e Previsão de Demanda.

Ainda segundo o professor, a criação da UP Júnior no Câmpus é um diferencial para o curso, principalmente para o estudantes. “Os alunos terão a oportunidade de aprender em sala de aula vários conteúdos do curso de Engenharia de Produção e fazer uma devolutiva social em forma de projetos de melhorias, e também desenvolver outras habilidades quem nem sempre são possíveis de se alcançar ao máximo em sala de aula”, explica o professor.

Novas Ejs

Os estudantes e professores que desejarem criar uma EJ podem submeter propostas para registro de novas empresas juniores até 31 de outubro, por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj). Serão selecionadas até seis propostas que terão auxílio financeiro para as despesas de criação. O edital disponibiliza o valor total de R$ 10 mil e cada EJ receberá até R$ 1.650.00 reais.

O Movimento Empresa Júnior na Universidade, começou em 2007, quando foi fundada a primeira EJ, a Adm Júnior, no Campus de Paranaíba. Em 2017, foi criado o programa UFMS Júnior e atualmente 17 empresas juniores já foram reconhecidas. Com o registro, a EJ recebe apoio e fomento da Instituição por meio da participação em editais voltados ao empreendedorismo.

Texto: Lúcia Santos